Fale Conosco

22 de fevereiro de 2016

Em quatro dias, Aesa registra mais da metade da chuva prevista para o mês inteiro na capital



A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) registrou 66,4 milímetros de chuva em João Pessoa, entre as manhãs de sexta (19) e desta segunda-feira (22). Isso equivale a 65,4% da média histórica de fevereiro, que é de 101,5 milímetros. Ou seja, em apenas quatro dias choveu mais da metade do esperado para todo o mês na capital paraibana.

As chuvas foram provocadas por aglomerados de nuvens vindas do oceano Atlântico e também pela atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. “O VCAN, com é conhecido, é um dos principais sistemas meteorológicos que provocam alterações no tempo na nossa região. Ele tem a forma aproximada de uma vírgula invertida e gira no sentido horário e na sua borda há formação de nuvens causadoras de chuva. Normalmente atuam entre os meses de dezembro e fevereiro”, explicou a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira.

Os fenômenos meteorológicos que provocaram as chuvas durante o final de semana enfraqueceram e a tendência é de que ocorram precipitações de menor intensidade nesta segunda (22) e terça-feira (23), no Litoral paraibano. “Houve uma redução significativa na nebulosidade, associada à configuração de ventos nos níveis alto e médio da atmosfera. No entanto, poderão ocorrer precipitações localizadas”, acrescentou Marle.

Para as demais regiões a previsão de nebulosidade variável também deixa o tempo propício à ocorrência de chuvas. O prognóstico climático detalhado está disponível no site www.aesa.pb.gov.br, no qual também são apresentados os níveis dos 124 açudes monitorados pelo Governo do Estado.