João Pessoa
Feed de Notícias

Em nove horas chove quase o esperado para todo o mês em João Pessoa

sexta-feira, 30 de agosto de 2013 - 11:22 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) registrou chuvas intensas em todo o litoral paraibano nessa madrugada. A cidade com o maior índice pluviométrico foi João Pessoa, onde foram registrados 102,2 mm no período de nove horas. A média histórica do mês de agosto na Capital é de 139,4mm.

O fenômeno meteorológico foi provocado pelos ventos úmidos vindos do oceano Atlântico que se intensificaram durante a madrugada. “No período de uma hora tivemos 30mm de chuva, o que é algo muito significativo”, informou o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Lucílio Viera, lembrando que os 102,2mm foram contabilizados entre as 23h de quinta-feira e as 9h de hoje.

De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, a tendência é que as chuvas diminuam gradualmente a partir do início da tarde de hoje. “O sistema que trouxe as precipitações mais fortes já enfraqueceu. Então a previsão é que continue chovendo, só que com uma intensidade bem menor do que a registrada na madrugada”, explicou.

Com as fortes chuvas da madrugada, o índice pluviométrico da capital paraibana já alcançou 228,8mm durante os últimos 30 dias, o que representa uma alta de 74,1% em relação à média história do mês de agosto em João Pessoa.

Outras cidades localizadas na região do Litoral também foram atingidas pelas intensas precipitações: Rio Tinto (85,6mm), Cabedelo (81,6mm) e Cruz do Espírito Santo (72,1). “Novamente as chuvas ficaram concentradas na costa, chegando a algumas cidades do Brejo e Agreste. Já no Cariri e Sertão, os índices pluviométricos continuam baixos, o que é comum nesta época do ano”, concluiu Marle.

A previsão do tempo para todo o Estado está disponível na internet, no site da Aesa, www.aesa.pb.gov.br, onde um boletim meteorológico é atualizado a cada 12 horas.