João Pessoa
Feed de Notícias

Em Mamanguape, Ricardo autoriza reformas e libera créditos no ODE

sábado, 29 de março de 2014 - 09:14 - Fotos:  José Marques/ Secom-PB

Quase três mil pessoas participaram, nesta sexta-feira (28), da audiência regional do Orçamento Democrático Estadual (ODE) na cidade de Mamanguape. O município, que integra a 14ª Região Geoadministrativa, foi o terceiro a receber a plenária popular. Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho autorizou reforma de escola; entregou equipamentos para os policiais que integram a 7ª Área de Segurança Pública e liberou créditos para empreendedores das cidades que compreendem o Vale do Mamanguape. Ainda na audiência regional, Ricardo entregou certificados de cursos profissionalizantes para mais de 2000 alunos formados pela Fundação de Ação Comunitária (FAC), prestou contas para a população das obras e ações realizadas nas cidades que integram a região e anunciou novas obras para os municípios.

O governador parabenizou a população pela participação na plenária, que foi recorde de público, desde a criação da política pública em 2011. “A população do Vale do Mamanguape está de parabéns pelo interesse em discutir, reivindicar direitos e trabalhar na construção da cidadania através do Orçamento Democrático. Esse é o espaço de convergência entre poder público e povo, que tem oportunidade para expressar sua opinião e, ao mesmo tempo, ajudar na construção do desenvolvimento da Paraíba. Tivemos aqui a maior plenária de todos os orçamentos já realizados, foi o dobro da participação do ano passado. Eu só tenho que agradecer a todos”, ressaltou Ricardo.

Para o cacique Sandro, que representou a população indígena da Baía da Traição, o Orçamento Democrático é de fundamental importância para aproximar o Governo do povo. “Esse governo foi o que pensou na população indígena, que olhou para os índios. A gente conseguiu muita coisa depois do Orçamento Democrático”, agradeceu o cacique.

Obras anunciadas e entregues

Estradas e Rodagens –  Foi autorizada a licitação da PB-085, que beneficia as cidades de Lagoa de Dentro, Pedro Régis e Jacaraú.

Educação – Foi autorizada a reforma da Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Barbalho, localizada no distrito de Pitanga da Estrada. Serão investidos na obra recursos na ordem de R$ 746.055,80.

 Empreender-PB – Foram liberados créditos para 288 empreendedores das cidades que compreendem a 14ª região de Mamanguape. Recursos na ordem de R$ 576 mil.

Segurança – Foram entregues armamento e munição para a 2ª Companhia Independente de Polícia Militar, que integra a 7ª Área Integrada de Segurança Pública.

Cultura – Foram entregues instrumentos para bandas marciais das cidades de Mamanguape e Baía da Traição.

Ciretran – Foi autorizada a reforma da Ciretran de Mamanguape.

Prioridades – As prioridades elencadas pela população na audiência de Mamanguape foram: Saúde, Educação, Estradas e Rodagens.

Na cidade de Mamanguape, a audiência pública aconteceu no ginásio da Escola Senador Ruy Carneiro. Neste sábado (29), a cidade de Guarabira recebe a plenária do Orçamento Democrático. A audiência será realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Soares de Carvalho, no bairro da Primavera.

As audiências regionais do Orçamento Democrático envolvem todas as secretarias de Estado com o objetivo de ouvir as reivindicações dos moradores de todas as regiões da Paraíba. É um momento que envolve os 223 municípios paraibanos, que dialogam diretamente com o chefe do executivo e seus auxiliares.

No atual ciclo, já foram realizadas plenárias nas cidades de Cajazeiras e Sousa.  As audiências do Orçamento Democrático acontecem até 24 de maio.