João Pessoa
Feed de Notícias

Em maio: Projeto De Repente no Espaço apresenta poetas João Lourenço e Felipe Pereira

sexta-feira, 29 de abril de 2016 - 08:45 - Fotos:  Divulgação

A poesia popular ganha voz em mais uma edição do Projeto De Repente no Espaço. Os convidados são o experiente João Lourenço (PB) e o jovem Felipe Pereira (RN). A apresentação é de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento. Como de costume, a noite de poesia popular acontece na primeira quarta-feira do mês (4 de maio), a partir das 19h, no mezanino do Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego, na Capital. A entrada é gratuita.

Para o público fiel do projeto, é a oportunidade de conferir a performance de dois nomes do topo da lista da arte do repente. Poetas que trazem consigo o dom que os permite trazer o verso no improviso. Rápidos no raciocínio e no gatilho, eles têm sempre a resposta ao oponente.

João Lourenço – Nasceu em Pilar (PB), nas terras do Engenho Corredor, na mesma propriedade rural onde nasceu o romancista José Lins do Rego. Começou a cantar em 1977. Dedicou-se por sete anos ao coco e depois adotou a viola. Mudou-se para Pernambuco em 1984, quando começou a atuar em dupla com Rogério Menezes. Começou a carreira de repentista na zona rural e depois veio para a cidade com a intenção de se profissionalizar. Atualmente João Lourenço reside em Caruaru/PE. É considerado, pelos amantes da cantoria, como um dos melhores poetas cantadores do Nordeste.

Felipe Pereira – Aos 22 anos, faz parte da nova geração de repentistas do Nordeste. Nascido em Natal (RN), já desponta como um dos mais jovens promissores repentistas da atualidade na região Nordeste.

Iponax Vila Nova – Filho do repentista Ivanildo Vila Nova. Considerado um dos mais importantes recitadores da nova fase da poética popular nordestina, Iponax gosta de interagir com o público, permitindo a ele fazer parte da sua poesia. Convidado para participar ou mediar os maiores festivais de viola do País, o poeta traz na bagagem muita experiência e a referência dos principais cantadores do Nordeste.

Sobre o projeto – “De Repente no Espaço” é um evento mensal da Funesc lançado em julho do ano passado e faz parte do projeto de ocupação do Espaço Cultural. Os encontros acontecem na primeira quarta-feira do mês. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros Estados da região. De julho a dezembro de 2015, foram realizadas seis edições simples. Em janeiro de 2016, para abrir o ano em grande estilo, o projeto contou com um formato diferente – o Desafio De Repente – com a participação de seis duplas de repentistas. Sucesso de público, a edição especial lotou o mezanino do Teatro Paulo Pontes. Em fevereiro, quem dividiu o palco do projeto foi a dupla Antônio Lisboa e Moacir Laurentino. A edição de março foi dedicada às mulheres com a arte e a cantoria de Minervina e Soledade. Em abril, os convidados foram Ivanildo Vila Nova (PE) e Raimundo Caetano (PB). 

Serviço

De Repente no Espaço

Com João Lourenço (PB) e Felipe Pereira (RN)

Data: 4 de maio (quarta-feira)

Hora: 19h

Local: Mezanino do Teatro Paulo Pontes

Entrada: gratuita