João Pessoa
Feed de Notícias

Em Guarabira: Ricardo inspeciona obras do Cidade Madura e participa da Caravana do Coração

quinta-feira, 14 de julho de 2016 - 17:00 - Fotos:  Francisco França

O governador Ricardo Coutinho esteve, nesta quinta-feira (14), em Guarabira, onde inspecionou as obras do Condomínio Cidade Madura e, em seguida, visitou a Caravana do Coração, que está de passagem pelo município, realizando consultas, exames cardiológicos e outros atendimentos em crianças de 0 a 12 anos e gestantes com idade gestacional de 22 a 28 semanas que apresentem algum tipo de cardiopatia ou problemas oriundos de cardiopatias.

Inicialmente, o governador visitou o Condomínio Cidade Madura de Guarabira, que será o quarto empreendimento feito pelo Governo do Estado, voltado especificamente para idosos. “Acredito que seja o melhor programa de habitabilidade para a pessoa idosa promovido no país. Aqui será um condomínio com 40 casas que dispõem de todos os itens necessários para o bem-estar do idoso. Faz cerca de três meses que assinamos a Ordem de Serviço e quero entregá-lo em doze meses. A obra está em andamento e em breve será inaugurada”, disse Ricardo.
O empreendimento completo possui 40 residências que apresentam área de 46,00m², sendo compostas por terraço, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. No Cidade Madura existe toda a infraestrutura básica de saneamento, rede elétrica, rede de abastecimento de água e pavimentação em blocos intertravados, além de equipamentos como centro de vivência, núcleo de assistência à saúde, horta, praça e outras áreas. O diferencial do condomínio em Guarabira será a implantação da energia solar fotovoltaica.


Caravana do Coração
– Logo após, o governador Ricardo Coutinho participou da Caravana do Coração, também em Guarabira, e lembrou que o trabalho desenvolvido pela Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba vem salvando a vida de muitas crianças. “Há alguns anos a Paraíba tinha a chamada fila da morte das crianças cardiopatas. Muitos morriam por não ter direito à assistência adequada. Após a criação da nossa Rede de Cardiologia Pediátrica, a situação mudou pra melhor. Para termos uma idéia, somente nesta edição da Caravana do Coração, já encaminhamos sete crianças para o Hospital Arlinda Marques para fazer cirurgia. No total dos anos, foram mais de 520 cirurgias cardíacas feitas em crianças. A caravana busca detectar e sanar problemas cardíacos. Também é feito o acompanhamento das crianças que foram atendidas em anos anteriores”, revelou.

Ricardo ainda destacou que este ano a caravana está oferecendo atendimento também para crianças com microcefalia. “Um ponto importante a ser lembrado é que nesta edição agregamos o atendimento a crianças com microcefalia, que tem aqui diversos tipos de atendimento e encaminhamentos posteriores a caravana. Esse projeto nos orgulha muito e é uma espécie de salário moral que recebemos ao ver essas crianças tendo acesso digno à saúde”, ressaltou.

Durante a Caravana deste ano, os pacientes têm acesso a até oito atendimentos diferentes nas especialidades: Cardiologia, Odontologia, Neurologia, Ultrassonografia, Ecocardiografia, Clínica Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Arte-educação.

De acordo com a secretária de Saúde, Roberta Abath, em dez dias de atividades a caravana já atendeu mais de 1.500 pacientes, realizou cerca de 8 mil procedimentos e mais de 4 mil capacitações. “Estamos no décimo primeiro dia de caravana. Quando estávamos no sétimo dia, todas as metas, graças a Deus, já tinham sido batidas. Essa quarta edição da caravana é especial pela possibilidade de mostrarmos ao Brasil e ao mundo um modelo assistencial que pode servir de exemplo. Estamos com cinco países participando junto conosco. É algo muito gratificante fazer parte deste projeto que deixa um rastro de luz por onde passa”, observou.

A nutricionista Dhebora Menezes está sendo voluntária pela primeira vez no projeto. “Decidi participar da Caravana do Coração porque tenho muita vontade de ajudar aqueles que precisam. Minha equipe abraçou o projeto e temos amor por esta caravana”, afirmou.

“Minha filha Isabela tem dois meses e está sendo muito bem tratada pela equipe da Caravana do Coração. Ela passou por vários exames que podem comprovar se a saúde dela está em dia”, disse a dona de casa Lidiane Pereira.

Já Lilian dos Santos é mãe de Júlio César, que tem microcefalia e recebeu assistência no projeto. “Meu filho está com sete meses e fez vários exames hoje graças a caravana. Ele nasceu com microcefalia e precisa de atenção redobrada”, lembrou.

Além de Guarabira, os municípios de Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Picuí e Esperança já receberam a caravana. Nos próximos dias a ação vai ser realizada em Mamanguape e Itabaiana.