João Pessoa
Feed de Notícias

Em Campina Grande: Vice-governadora participa de seminário sobre mulher no espaço público

terça-feira, 24 de março de 2015 - 09:09 - Fotos:  Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, realizou, nesta segunda-feira (23), o seminário “A mulher e o espaço público”, no auditório do Cine Teatro São José, em Campina Grande. A vice-governadora Lígia Feliciano participou da abertura do evento. “Esse seminário é importante para poder incentivar a participação das mulheres na política e nos espaços públicos”, ressaltou a vice-governadora.

Lígia Feliciano também destacou as políticas públicas executadas na gestão do governador Ricardo Coutinho para as mulheres com projetos como o Empreender Mulher, o cadastro de cerca de 200 mil mulheres trabalhadoras de campo, a ampliação das Delegacias da Mulher, a instalação do Centro de Referência da Mulher Fátima Lopes, e a criação das duas casas abrigo, sendo uma em João Pessoa e outra em Campina Grande, onde a mulher paraibana recebe acompanhamento, além de qualificação profissional para o mercado de trabalho.

A vice-governadora ainda informou que a Paraíba avançou em relação à criação da “Casa da Mulher Brasileira”, em parceria com o Governo Federal. Ela ressaltou que o estado será o segundo do país a implantar o serviço, que atualmente só existe em Mato Grosso do Sul. “No mesmo espaço haverá serviço especializado para enfrentamento dos mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes”, adiantou Lígia Feliciano.

O secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agropecuário, Lenildo Morais, disse que o seminário cumpriu o objetivo de buscar promover a reflexão e compreensão sobre como a diferença de gênero incide no cotidiano do serviço público para possibilitar avanços na luta contra o machismo, dentro e fora do espaço público, a partir da reflexão da realidade vivida pelas mulheres.

Ainda participaram do seminário a secretária executiva de Agricultura Familiar, Mali Treva; a coordenadora do Centro de Referência da Mulher Fátima Lopes, Lisânia Monteiro; a gerente regional de Educação, Ítala Gitana; a deputada estadual Estela Bezerra; dirigentes de Clubes de Mães e diretoras de associações de Bairros de Campina Grande.