João Pessoa
Feed de Notícias

Em Campina Grande: Governo abre programação Cultural do Dia Internacional da Mulher

domingo, 8 de março de 2015 - 13:22 - Fotos:  Secom-PB

Com shows das cantoras Érica Maria e Gitana Pimentel, o Governo do Estado abriu, na noite desse sábado (7), a programação cultural em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A atividade é a primeira de uma série que acontece até o final deste mês em várias cidades. O evento, que aconteceu no cine-teatro São José, marcou a visita do projeto Music From Paraíba – Edição Mulheres, na cidade de Campina Grande. Durante as apresentações, a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), Gilberta Soares, anunciou as próximas atrações e destacou o tema da campanha deste ano “Autonomia, essa é a nossa decisão”.

A noite começou com a exibição do documentário “Mulher Marcada para Viver – Elizabeth Teixeira”, dirigido por Eduardo Coutinho. Em seguida, a cantora Érica Maria subiu ao palco ao lado de Rayssa Melo (violino), Walter Guimarães (teclado), Victor Rama (percussão) e participação especial de Lara Sales em duetos. Seu repertório contou com composições próprias e de parceiros como Lau Siqueira, Adeildo Vieira e Astier Basílio.

Durante o intervalo, entre as apresentações, houve sarau poético liderado pelo Ariel Coletivo Literário. Textos de poetisas como Elisa Lucinda, Vitória Lima e Simone de Beuvoir fizeram parte da seleção preparada para homenagear as mulheres.

Quem fechou a noite foi a cantora Gitana Pimentel, que dominou o público com seu samba. No repertório, não faltaram músicas de seu primeiro álbum, “Enfim Só”, além de hits como “Vou Deitar e Rolar”, composição de Baden Powell e Paulo César Pinheiro eternizada na voz de Elis Regina. Músicas de sambistas como Almir Guineto e do grupo Fundo de Quintal também marcaram a apresentação da artista.

A ação é uma promoção SEMDH em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Neste domingo (8), acontece o show “Canto das Mulheres”, com a pernambucana Lia de Itamaracá e abertura da noite sob o comando da cirandeira paraibana Vó Mera, no Teatro de Arena do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. A entrada é gratuita.

Campanha – Com o tema “Autonomia, essa é nossa decisão” – Paraíba: Mulher Forte e de Valor, o Governo do Estado lançou, na sexta-feira (6), a campanha e programação oficial de março, que se estende até o final do mês com uma série de atividades intersetoriais realizadas para homenagear as mulheres. Além das ações culturais, a programação conta com rodas de diálogo e palestras sobre importantes temáticas do universo da mulher, como violência, família, direitos da mulher e outros assuntos, e ainda ações de saúde, educação, jogos interativos e outras atividades.