João Pessoa
Feed de Notícias

Em Belém, Governo do Estado inaugura Centro Social da Produção Familiar

sábado, 3 de maio de 2014 - 19:40 - Fotos:  Roberto Guedes/Secom-PB

O Governo do Estado inaugurou, na tarde deste sábado (3), na cidade de Belém, no Brejo paraibano, o Centro Social de Produção Familiar. O equipamento, que vai funcionar no Distrito de Rua Nova, foi construído e equipado com o objetivo de fomentar mão de obra, através da capacitação e qualificação dos mais de 2.500 moradores da localidade. Na construção do Centro foram investidos recursos na ordem de R$ 193.824,95, através do Projeto Cooperar e Banco Mundial.

O governador Ricardo Coutinho falou da importância do Centro Social como ferramenta essencial para a capacitação de mão de obra, geração de empregos e desenvolvimento dos municípios. “Esta obra vem atender as necessidades da população, é um centro de qualificação de recursos humanos. Este tem sido o trabalho do Cooperar, criar condições para que as associações, as pessoas possam se qualificar cada vez mais. Qualificar mão de obra é investir no desenvolvimento das regiões”, ressaltou.

De acordo com o coordenador do Projeto Cooperar, Roberto Vital, o Distrito de Rua Nova é um importante entreposto com grande fluxo de turistas de vários municípios, uma vez que sua geografia o coloca no centro de passagem para Guarabira, Bananeiras e Belém. “Este é o primeiro centro criado com o objetivo de fomentar mão de obra para dar suporte às cidades turísticas da região. Essa experiência vai servir de exemplo para que possamos criar outros centros para a qualificação de profissionais em regiões com potenciais turísticos”, afirmou o gestor.

Ainda de acordo com Roberto Vital, inicialmente serão ministrados os cursos de gastronomia, operador de informática, auxiliar de cozinha, recepcionista, entre outros. Também serão realizadas capacitações diversas, agregando valor, qualidade e higienização aos produtos, que poderão ser comercializados pelos associados.

Também estiveram presentes na solenidade o vice-governador Rômulo Gouveia; o deputado federal Efraim Filho; deputado estadual Hervázio Bezerra; secretário executivo de Articulação Política, Ramalho Leite; secretário executivo da Comunicação, Célio Alves; subsecretário executivo do Empreender-PB, Eduardo Morais Filho; presidente da Famup, Buba Germano; além de prefeitos, vereadores, populares e autoridades políticas da região.