João Pessoa
Feed de Notícias

Em 2017: Centro de Convenções sedia eventos da Agência Nacional de Energia Elétrica

quinta-feira, 20 de outubro de 2016 - 09:02 - Fotos:  Walter Rafael

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, durante a visita técnica realizada nessa quarta-feira (19), a escolha do Centro de Convenções de João Pessoa para sediar, no período de 2 a 4 de agosto de 2017, o IX Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (Citenel) e o IV Seminário de Eficiência Energética (Seenel). A visita foi recepcionada pelo secretário titular da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Lindolfo Pires

O secretário Lindolfo disse que o evento do setor elétrico brasileiro é indiscutivelmente uma conquista para a Paraíba e uma prova de que o Centro de Convenções se consolida como um instrumento forte e está preparado para eventos desse porte, que antes não poderiam ser realizados. “Com muita satisfação, ouvimos nessa visita elogios a esse equipamento de turismo ao ser comparado, na ocasião, aos grandes centros de eventos do mundo, como os de Las Vegas nos Estados Unidos, onde os executivos da Aneel estiveram em recentes participações”, lembrou

“A Paraíba está pronta para receber essas pessoas e definitivamente inserida no rol de grandes eventos”, completou Lindolfo Pires.

O diretor de Inovação da Aneel, André Pepitone, elogiou as instalações do Centro de Convenções e disse ainda que o Citenel e o Seenel terão como tema, “Inovação e Integração: Respostas Locais a Barreiras Globais” e reunirão toda a experiência de eficiência energética e pesquisa de desenvolvimento do setor elétrico, como também o que está sendo feito no setor elétrico brasileiro.

Ele ainda adiantou que anualmente são investidos R$ 580 milhões em eficiência energética e R$ 580 milhões em pesquisa e desenvolvimento e esses eventos serão uma grande oportunidade de mostrar a toda sociedade, consumidores, atores e agentes do setor o que vem sendo investido em pesquisa e desenvolvimento do setor elétrico. “A Paraíba está credenciada e atende aos padrões exigidos para a realização desse evento”, ressaltou.

André Pepitone informou ainda que está sendo esperada a participação de 1.000 pessoas e 63 distribuidoras de energia elétrica no Brasil. “Vamos inovar e estamos articulando para realizar pela primeira vez concomitante a Citenel e Seenel, uma reunião do grupo que cuida da eficiência energética do G20”, anunciou.

Participaram da comitiva que realizou a visita técnica no Centro de Convenções, o superintendente de Comunicação e Relações Institucionais da Aneel, Alex Sandro Feil; o diretor presidente da Agência Reguladora do Estado da Paraíba (ARPB), Ramalho Leite; gestor do Centro de Convenções, Ferdinando Lucena; o presidente da Energisa-PB, André Theobald, o gerente corporativo de Inovação do Grupo Energisa, Gilson Paulillo, entre outros.