Fale Conosco

8 de maio de 2014

Eleições do Comitê do Rio Paraíba acontecem em Monteiro, Campina Grande e João Pessoa



A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) divulgou nesta quinta-feira (8) os locais do processo eleitoral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba (CBH-PB). As plenárias acontecerão nos dias 13, 14 e 15 desse mês, respectivamente nas cidades de Monteiro, Campina Grande e João Pessoa.

O primeiro encontro acontecerá no auditório da Câmara Municipal de Monteiro, às 14 h, com usuários de água e representantes da sociedade civil. Na sequência, o encontro será na Universidade Federal de Campina Grande, onde também participarão integrantes do poder público municipal. A terceira plenária está programada para acontecer no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Paraíba, na capital, também às 9 h, com todos os demais e também lideranças do poder público estadual e federal.

Segundo o diretor de Gestão e Apoio Estratégico da Aesa, Chico Lopes, mais de 200 pessoas se inscreveram no processo eleitoral, que é organizado pela Aesa. “No total serão eleitos 60 membros, sendo 24 usuários de água, 18 representantes da sociedade civil, 12 de órgãos públicos municipais, quatro de estaduais e dois de entidades federais”, descreveu.

Conhecido como “Parlamento das águas”, o comitê de bacia é responsável pelo gerenciamento da distribuição dos recursos hídricos, fiscalização de casos de contaminação, escassez hídrica, erosão generalizada e esgotamento da capacidade produtiva do solo. Para esclarecer dúvidas relacionadas ao processo eleitoral do CBH-PB, a Aesa disponibiliza dois números de telefone: 3211-6450, na Capital; e 3310-6367, em Campina Grande.

Abrangência – A bacia hidrográfica do rio Paraíba tem uma área superior a 20 mil quilômetros quadrados e é a segunda maior do Estado, abrangendo quase dois milhões de habitantes e 38% de seu território. Considerada uma das mais importantes do semiárido nordestino, ela é composta pela sub-bacia do rio Taperoá e regiões do curso do rio Paraíba. Ela também é caracterizada pela alta densidade demográfica, uma vez que abrange a região metropolitana de João Pessoa e Campina Grande.