Fale Conosco

12 de maio de 2014

Eleição do Comitê da Bacia do Rio Paraíba começa nesta terça-feira



O processo eleitoral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba (CBH-PB) começa nesta terça-feira (13) em Monteiro, cidade localizada a 300 quilômetros da capital paraibana. A eleição, que é organizada pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), acontecerá no auditório da Câmara Municipal, às 14h.

Na quarta-feira (14), será realizada a segunda etapa do pleito, desta vez, no município de Campina Grande, às 9h. As votações para escolhas dos representantes do poder público municipal ocorrerão no auditório do departamento de Engenharia Civil, no bloco CM da UFCG. Já o pleito dos integrantes da sociedade civil e usuários de água acontecerá no auditório da Meteorologia, no bloco CL da mesma universidade.

De acordo com o diretor de Gestão e Apoio Estratégico da Aesa, Chico Lopes, o processo eleitoral do comitê foi dividido em três momentos com o objetivo de ampliar o número de pessoas na gestão participativa dos recursos hídricos estaduais.

Percebemos que muitos interessados tinham dificuldade de locomoção, então escolhemos três cidades centrais, que tem localização importante na área de abrangência do comitê, para descentralizar a eleição. Desta forma, conseguimos uma maior participação dos usuários de água, membros da sociedade civil organizada e representantes do poder público municipal”, explicou.

A bacia hidrográfica do rio Paraíba tem uma área superior a 20 mil quilômetros quadrados e é a segunda maior do Estado, abrigando quase dois milhões de habitantes e abrangendo 38% de seu território. Considerada uma das mais importantes do semiárido nordestino, ela é composta pela sub-bacia do rio Taperoá e regiões do curso do rio Paraíba. É também caracterizada pela alta densidade demográfica, uma vez que abrange a região metropolitana de João Pessoa e Campina Grande.

Atuação – Conhecido como “Parlamento das águas”, o comitê de bacia é responsável pelo gerenciamento da distribuição dos recursos hídricos, fiscalização de casos de contaminação, escassez hídrica, erosão generalizada e esgotamento da capacidade produtiva do solo. Para esclarecer dúvidas relacionadas ao processo eleitoral do CBH-PB, a Aesa disponibiliza dois números de telefone: 3211-6450, na Capital e 3310-6367, em Campina Grande.