Fale Conosco

6 de maio de 2013

Elaboração do Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos entra na 2ª fase



Após a realização das oficinas regionais para elaboração do Plano Estadual de Gestão dos Resíduos Sólidos nas 10 cidades-pólo que abrangem todos os municípios paraibanos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (Serhmact), está concluindo o Plano de Regionalização para a Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Serhmact, Beranger Araújo, 148 municípios participaram das oficinas e, até o momento, 112 já responderam os questionários com informações sobre o manejo dos resíduos sólidos, desde a varrição e coleta dos resíduos domiciliares até a destinação.

Para Beranger Araújo, as reuniões de trabalho foram consideradas bastante positivas, já que dos 223 municípios paraibanos, apenas 75 deixaram de comparecer. “Mais de 66% dos gestores se interessaram pelo assunto, demonstrando preocupação com o meio ambiente e com a destinação adequada dos resíduos sólidos dos seus municípios”, arrematou o agrônomo.

Quando estiver pronto, o Plano de Regionalização vai fornecer subsídios para a gestão dos resíduos sólidos de forma intermunicipal através de consórcios públicos, cujos arranjos serão levados em consideração os aspectos geográficos, econômicos, ambientais e sócio-culturais de cada localidade.