Fale Conosco

14 de abril de 2014

EDUEPB publica sua primeira tradução, lança nova coleção e concorre a prêmios



A Editora da Universidade Estadual da Paraíba – EDUEPB começou a semana comemorando três novidades editoriais: o lançamento da primeira tradução (inglês para português) e da primeira publicação em Inglês; o lançamento dos dois primeiros títulos da coleção Ciência e Sociedade e de dois livros de matemática em parceria com a editora Livraria da Física; e a publicação de mais um livro da coleção Substractum na área de filosofia. Para fechar o pacote, no plano da distribuição e vendas, a Livraria da Editora, até o meio dia de quarta-feira, venderá todos os títulos publicados pelos selos EDUEPB e LATUS a R$ 5,00.

A primeira tradução do Inglês para português foi feita em parceira com a Editora Fino Traço, de Belo Horizonte (MG). Trata-se da obra já clássica na área de história, sociologia filosofia da ciência Never Pure (Nunca Pura), de Steven Shapin, da Universidade de Harvard. A tese central do livro é que a ciência, com toda sua autoridade e poder, é um empreendimento sujeito a capacidades e limites humanos e que, por isso, nunca foi pura. Segundo Shapin, ser humano é errar e “só entendemos a ciência melhor quando a reconhecemos como a conquista trabalhosa de seres humanos falíveis, imperfeitos e historicamente situados”.

Quanto à publicação em Inglês, trata-se do e-book produzido pelos professores Luis Adauto Medeiros, Manuel Milla Miranda e Aldo Trajano Lourêdo, intitulado Introduction to Exact Control Theory: Method Hum, que apresenta resultados referentes à existência de soluções e a controlabilidade exata da equação da onda em domínios cilíndricos e não cilíndricos, utilizando o referido método (Hum). O livro já está disponível na rede (file:///C:/Users/Cidoval/Downloads/Intoduction%20To%20Exact%20Control%20Theory%20Method%20Hum%20(1).pdf) e já foi acessado por pesquisadores e estudantes de vários países.

Os primeiros livros da coleção Ciência & Sociedade são Realismo e Localidade em Mecânica Quântica, de Álvaro Balsas (Universidade de Braga, Portugal); e Costa Ribeiro: Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento a Física no Brasil, de Wanderley Vitorino da Silva Filho, da UFBA. O propósito da coleção é publicar estudos sobre ciência em perspectiva interdisciplinar, contemplando, não apenas a dimensão epistêmica, mas, também, as dimensões políticas, econômicas e culturais. Na parceria, a editora Livraria da Física entrou com a impressão das obras e a distribuição.

Também com a Editora Livraria da Física, e nas mesmas condições, a EDUEPB está lançando os livros Álgebra Abstrata para a Licenciatura, do professor Wanderberg Lopes Vieira (UEPB); e Análise Espectral em Espaços de Hilbert, do professor Manuel Milla Miranda (UEPB). Tanto os livros da Coleção Ciência & Sociedade quanto os de matemática já estão à disposição dos interessados na Livraria da EDUEPB, quando na livraria virtual da própria Editora Livraria da Física (livrariadafisica.com.br), quanto nas principais livrarias virtuais do País. E estão concorrendo a prêmios nas respectivas áreas, no Brasil e no Exterior.

O estudo filosófico A Verdade Frágil – Gianni Vattimo, Leitor de Nietzsche e Heidegger, de Maurício Sandro Mota, é o mais novo título da coleção Substractum, lançado pela EDUEPB. A proposta do livro, nas palavras de seu autor, é “apresentar a proposta filosófica de Gianni Vattimo, como uma filosofia que se elabora em dois tempos: um tempo de crítica e um tempo de ressignificação”. No, primeiro, Nietsche é a referência; no segundo, Heidegger”.

No contexto dos lançamentos, a EDUEPB abriu a semana com mais de 50 títulos em sua livraria a preço simbólico de R$ 5,00. A promoção só é valida para a Livraria localizada no Campus de Bodocongó e está aberta à comunidade de um modo geral. Livreiros, leitores, pesquisadores, estudantes interessados na cultura acadêmico-científica estão sendo convocados a prestigiarem a festa do livro, que se encerra nesta quarta-feira, ao meio dia.