João Pessoa
Feed de Notícias

Educandário promove encontro com gestores hoteleiros para inserir jovens no mercado de trabalho

quarta-feira, 16 de setembro de 2009 - 13:26 - Fotos: 
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente Médici, localizado no bairro do Castelo Branco, em João Pessoa, fará no dia 24 deste mês, o 2º Encontro com Gestores Hoteleiros, como parte das atividades do curso profissionalizante de Hotelaria, oferecido aos alunos desde 2007, e que formará a primeira turma em dezembro deste ano. Atualmente, 22 jovens estão sendo inseridos no mercado de trabalho, com uma qualificação técnica e prática profissional por meio de estágios em três hotéis.

O curso tem atraído bastante os jovens. Quando foi implantado, apenas uma turma foi formada. No segundo ano, o colégio abriu quatro turmas, saltando de 25 alunos para 100 e ainda dispensou outros 120 interessados. Dotado de uma estrutura com laboratórios de línguas, de informática e de hotelaria, o colégio tem conseguido estabelecer parceria com o setor privado, através da promoção de encontro com gestores da rede hoteleira da Grande João Pessoa.

Segundo o professor Francisco das Chagas Rodrigues (coordenador Empresa/escola), o diálogo com o setor empresarial permite avaliar a formação do profissional e identificar o que o mercado necessita, possibilitando a inserção dos jovens nas empresas, alguns, inclusive, recebendo a bolsa, o vale transporte e a alimentação.

O diretor, João Ferreira, destaca a qualidade do professor que forma os estudantes porque é um compromisso com a educação profissional de qualidade, sendo hoje a escola uma referência estadual e nacional, tanto pela implantação do Programa de Educação Profissionalizante, como pelo nível de excelência. A escola implantou o ensino de Espanhol, de Inglês e de Francês para os jovens.

O professor de Hotelaria, Cícero Lacerda, ressalta a preparação do estudante nas habilidades pessoais, como compromisso e responsabilidade com o trabalho, postura, ética, cordialidade na recepção, além do conhecimento técnico. Ao todo são ministradas 16 disciplinas e a carga horária completa é de 300 horas/aulas, cumpridas em três anos.

Naná Garcez, da Secom-PB, com fotos de Walter Rafael