João Pessoa
Feed de Notícias

Educadores recebem treinamento sobre implantação de dados em sistema

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011 - 11:16 - Fotos: 
Educadores das regionais de ensino de Campina Grande e Guarabira participam nestas quinta e sexta-feiras (27 e 28) de treinamento para aprenderem a rotina de implantação de dados no Sistema Educacenso, do Ministério da Educação. O treinamento, que segue até 15 de fevereiro, começou pelos profissionais lotados na 1ª Regional de Educação, na terça e na quarta-feira (25 e 26), no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFPB), em João Pessoa.

Ao todo, 1,7 mil profissionais das redes de ensino público municipais, estadual e federal e também na rede privada participam da capacitação em que são submetidos à atualização de conhecimentos no módulo ‘Situação do Aluno – Movimento e Rendimento Escolar no exercício letivo 2010’.

Após as aulas, esses agentes ficam aptos a implantar no Sistema Educacenso dados como taxas de aprovação, de reprovação e de abandono. O módulo de produção do Sistema Educacendo estará disponível para coleta de dados dos alunos a partir da terça-feira (1º de fevereiro) e até 11 de março. Os dados podem ser implantados pelo site WWW.educacenso.inep.gov.br e estarão disponíveis à consultas a partir de abril, quando o MEC divulgará os dados.

O treinamento é realizado pela Secretaria de Estado da Educação – destinado aos gestores escolares, secretários municipais de educação e técnicos em informática – e consiste também numa preparação para o Censo Escolar 2011, cuja data referência é a última quarta-feira do mês de maio, este ano no dia 25.

A Secretaria da Educação está convocando todos os gestores públicos e privados envolvidos no processo ensino-aprendizagem da Educação Básica. Informações sobre o treinamento podem ser obtidas nas Gerências Regionais de Educação onde está inserido o município, ou na Subgerência de Estatística, na sede da SEE no Centro Administrativo, em João Pessoa (telefones: 3218- 4075/ 4077).