Fale Conosco

19 de maio de 2009

Educadores do Programa Brasil Alfabetizado participam de capacitação



Cerca de 4.100 coordenadores e alfabetizadores do programa Brasil Alfabetizado estão participando, durante cinco semanas, da formação inicial. A capacitação teve início na segunda-feira (18), simultaneamente, na Escola de Serviço Público (Espep), em João Pessoa, em Patos e será realizada também nos pólos de Alagoa Grande, Sapé e Sousa.

O Brasil Alfabetizado 2008 terá oito meses de duração. Tem como objetivo a formação inicial dos alfabetizadores e coordenadores que atuarão na alfabetização de jovens e adultos. O número de alfabetizandos inscritos alcançou 59.699, atendendo a 175 municípios. O recurso do programa neste ano é de R$ 5.082.810,00.

O Programa Brasil Alfabetizado na Paraíba resulta de uma parceria entre o Governo do Estado, o Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), intermediada pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura. É desenvolvido no Estado desde o ano de 2003, sob a supervisão da Gerência Executiva de Educação de Jovens e Adultos – GEEJA.

O programa, que atende a jovens e adultos acima dos 15 anos de idade, visa à universalização do ensino fundamental por meio de ações de alfabetização de jovens e adultos e de seu respectivo apoio, tais como a formação inicial e continuada de alfabetizadores da rede pública e educadores populares, e do atendimento educacional, com qualidade e aproveitamento, aos jovens e adultos em processo de alfabetização. O programa é uma porta de acesso à cidadania  e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade.

Janildes Andrade, da Secretaria de Educação