João Pessoa
Feed de Notícias

Educadores do Ejatec aplicam conhecimentos adquiridos em formação do programa

quarta-feira, 15 de junho de 2016 - 16:44 - Fotos: 

Professores, coordenadores e gestores dos cursos profissionalizantes do programa de Educação de Jovens e Adultos (Ejatec) começaram a aplicar, nesta semana, os conhecimentos adquiridos na formação, realizada pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), na semana passada. A formação, direcionada a 300 educadores, contribui para o melhor desempenho dos estudantes, em sala de aula. Atualmente, cerca de mil alunos estão matriculados no Ejatec, em todo o Estado.

De acordo com o gerente executivo de Educação Profissional da SEE, Américo Falcone, nas formações os educadores receberam orientações sobre o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e foram capacitados ao ensino do 6º ano ensino fundamental II e da 1ª série do ensino médio. “Reforçamos, também, as orientações sobre o uso dos pen-drives que são oferecidos aos alunos para as práticas virtuais”, disse. Essa é uma forma de manter a continuidade do aprendizado no ambiente virtual de ensino, mesmo em casa. “Indicamos, ainda, os caminhos que podem facilitar aos professores a preparação de aulas, por meio do material didático em formato PDF”, complementou.

O grande destaque do Ejatec é o uso da tecnologia em sala de aula. “Os alunos usam um portal, desenvolvido pelo Governo do Estado, para dar suporte aos cursos, com vídeos, fotos, interatividade com outros professores, entre outros”, ressaltou Américo Falcone. “Proporcionamos, também, a inclusão das pessoas com algum tipo de deficiência, já que as videoaulas, que são utilizadas como parte do conteúdo oferecido de forma presencial, são traduzidas para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e, quando necessário, possuem legendas”, falou.

Essa foi a segunda formação de professores, coordenadores e gestores dos cursos profissionalizantes do programa de Educação de Jovens e Adultos, na Paraíba. Foram reunidos educadores dos pólos de João Pessoa, Pilar, Pedras de Fogo, Conde, Mari, Campina Grande, Taperoá, Sousa, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Patos, Itaporanga e Coremas. A primeira formação do programa foi em janeiro deste ano. No próximo mês, haverá nova formação, direcionada ao 7º ano do ensino fundamental II e à 2ª série do ensino médio. 

Cursos – Na área de João Pessoa, são ofertados os cursos de turismo de aventura, desenvolvedor de vídeo, desenvolvedor de aplicativos e assistente administrativo. Na região de Campina Grande, os cursos são: telemarketing, assistente administrativo e operador de computador. Em Patos, tem o curso de vendedor de comércio varejista.

Na região de Itaporanga, as áreas são: fotógrafo, operador de computador, assistente administrativo e help desk (serviço de apoio a usuários para suporte e resolução de problemas técnicos, informáticatelefonia e tecnologias de informação, ou pré e pós vendas). Na região de Catolé do Rocha, os cursos oferecidos são os de repositor de mercadorias e desenvolvedor de aplicativos. Na área de Cajazeiras, tem os cursos de operador de caixa e vendedor de comércio varejista. Em Sousa, o curso é o de operador de computador. E na região de Itabaiana, as áreas ofertadas são as de assistente administrativo e desenvolvedor de vídeo.