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20 de março de 2013

Educadores discutem avaliação do ensino em Campina Grande e Sousa



Cerca de 180 educadores participam, até a próxima sexta-feira (22), da II Oficina de Apropriação e Utilização dos Resultados de 2012 do Sistema de Avaliação da Educação da Paraíba – Avaliando IDEPB. Até esta terça-feira (19), o encontro acontece no Campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Bairro de Bodocongó, em Campina Grande. Já na quinta-feira (21) e sexta-feira (22) será realizado no Centro de Treinamento na cidade de Sousa, para os profissionais das regionais de Patos, Pombal e Sousa.

Do total de profissionais que estão participando do encontro, 160 professores são do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, e 20 técnicos e coordenadores pedagógicos da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e das Gerências Regionais de Educação de Campina Grande, Sousa, Cajazeiras e Pombal. A primeira oficina foi realizada em dezembro de 2012, para coordenadores e técnicos pedagógicos das 14 Gerências Regionais de Educação.

O objetivo da II Oficina é capacitar os participantes nos temas concernentes à avaliação realizada na Paraíba e à interpretação e compreensão dos resultados do Avaliando IDEPB. A oficina será ofertada através de parceria entre a SEE e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

O Sistema de Avaliação da Educação da Paraíba – Avaliando IDEPB observou, em 2012, 47.260 estudantes dos 223 municípios da rede estadual de ensino. O número corresponde a alunos de 648 escolas de um total de 1.092 turmas, sendo 379 referentes ao 5º ano do Ensino Fundamental, 381 do 9º ano do Ensino Fundamental e 332 do 3º ano do Ensino Médio.

Os resultados do Sistema de Avaliação da Educação da Paraíba – Avaliando IDEPB vai possibilitar aos gestores planejar a execução de políticas públicas, criar metas de qualidade e equidade educacionais e promover mecanismos de formação continuada. Os diretores das unidades escolares devem elaborar a avaliação institucional e o projeto pedagógico da escola, além de monitorar a qualidade do ensino ofertado.

Avaliando IDEPB – O Sistema de Avaliação da Educação da Paraíba e as Metas para a Educação Básica constituem uma política do Estado cuja diretriz é assegurar a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem da educação pública por meio do estabelecimento de metas e resultados, que farão parte das ações de modernização da gestão pública da Educação no Estado. O objetivo é melhorar os indicadores educacionais e sociais, sobretudo o Índice de Desenvolvimento da Educação da Paraíba (IDEPB).

Além disso, o sistema de avaliação vai permitir o diagnóstico no âmbito pedagógico de outras variáveis inerentes à gestão do processo ensino e aprendizagem, por meio de indicadores como gestão escolar, desempenho e perfil de professores, formação pedagógica dos profissionais, planejamento curricular e estrutura física e organizacional da escola.