João Pessoa
Feed de Notícias

Educadores da Paraíba discutem projeto ‘Diversidade na Agenda’ em João Pessoa

terça-feira, 4 de junho de 2013 - 18:21 - Fotos:  Sérgio Cavalcanti

Secretários de Educação das redes municipais, gerentes regionais e técnicos responsáveis pela implantação das políticas e monitoramento das redes de ensino no Estado se reuniram nesta terça-feira (4), no auditório do Sesi, em João Pessoa, para discutir políticas públicas que contemplem a inclusão e o respeito às diferenças, no contexto da escola, voltadas para a valorização da cultura e garantia dos direitos. O evento, entitulado “Diversidade na Agenda” é fruto da parceria entre as secretarias de Estado da Educação, Mulher e Diversidade Humana, Juventude Esporte e Lazer, Desenvolvimento Humano e o Conselho Estadual de Educação juntamente com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/PB).

A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, deu as boas-vindas a todos os presentes e destacou a importância do projeto. “Este projeto pretende aproximar as redes estaduais e municipais para discutir temas importantes, trazendo para dentro das discussões quais são, de fato, as dificuldades que temos no dia a dia na escola, dividir e fortalecer”, destacou a secretária.

Márcia Lucena destacou ainda que o papel do Estado é o de fortalecer os municípios. “Queremos fortalecer as ações dentro das secretarias de Educação de cada município e consequentemente dentro das escolas, por isso esse encontro é o pontapé inicial onde visualizamos um conjunto formado por gestores escolares, gerentes, secretários e técnicos da educação e secretarias afins”, finalizou.

A secretária da Mulher e Diversidade Humana, Gilberta Soares, falou da importância da parceria entre as secretarias. “Recebemos o convite para participar deste projeto com muita alegria, pois ele busca discutir todos esses temas que são considerados da diversidade humana, temas transversais, então a nossa secretaria, que foi criada por esse Governo com o papel de fomentar, colaborar, apoiar e contribuir para construção de políticas que venham a promover a cidadania, a igualdade de gênero, a igualdade racial e a igualdade relacionada aos direitos LGBT no Estado da Paraíba, está de mãos dadas com secretarias como a de Educação, principalmente em projetos como esse”, analisou.

Na nossa secretaria o trabalho é intersetorial, porque a política de juventude não acontece dentro de um só órgão, dentro de um só espaço, mas sim dentro de demais órgãos do Governo e da sociedade civil”, contou o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira.

Na sequência foi realizada uma palestra sobre a Lei 10.639/2003, cujo tema foi “10 anos da Lei 10.639/2003 – os avanços e desafios para sua implementação no currículo escolar”. O evento será realizado a cada dois meses e o próximo encontro será no dia 2 de agosto, em local ainda a ser definido.