João Pessoa
Feed de Notícias

Sobre o Gira Mundo

 

 

 

APRESENTAÇÃO

O programa Gira Mundo modalidade estudante, visa proporcionar aos alunos matriculados na segunda série do ensino médio, no sentido de oportunizar o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino, que, ao regressarem, tornar-se-ão multiplicadores do Programa Gira Mundo em suas regiões e desenvolver ações voltadas ao aprimoramento da educação no estado da Paraíba.

Busca-se com o referido projeto, motivar os alunos e professores da rede pública estadual de educação na busca de melhor formação e desempenho na escola.

 

 

1ª ETAPA

INSCRIÇÕES

As inscrições para o Programa “Gira Mundo” serão destinadas aos estudantes matriculados no 2º ano do ensino médio do Sistema Estadual de Ensino no dia 15 de fevereiro, sendo que, se encerrarão no dia 15 de março as inscrições.

Todas as inscrições serão realizadas no portal http://paraiba.pb.gov.br/educação/. Todos os inscritos terão que anexar cópias de documentos comprobatórios no ato da inscrição. Os gestores expedirão, quando solicitados pelo estudante, Declaração de matrícula e boletim contendo as médias obtidas pelo candidato/estudante no ano de 2016, de acordo com descrição abaixo:

a)      Para realização do intercâmbio no Canadá ter alcançado a média mínima de 7,0 (sete) pontos no desempenho acadêmico escolar na disciplina de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática no primeiro ano do ensino médio;

b)      Para realização do intercâmbio na Espanha ter alcançado a média mínima de 7,0 (sete) pontos no desempenho acadêmico escolar na disciplina de Língua Portuguesa e Matemática no primeiro ano do ensino médio;

c)      Para realização do intercâmbio em Portugal ter alcançado a média mínima global de 8,0 (oito) pontos no desempenho acadêmico escolar no primeiro ano do ensino médio.

Todos os documentos originais serão conferidos e comparados com os anexados no início das aulas do curso preparatório de línguas.

 

 

2ª ETAPA

SELEÇÃO

Os estudantes que optarem pelo intercâmbio na Espanha serão selecionados para participarem do Curso Preparatório de Línguas, por suas respectivas Gerências de ensino, de acordo o número de vagas oferecidas para os que obtiveram melhores médias no 1º ano do ensino médio em 2016, nas disciplinas de Português e Matemática. Já os que optarem pelo intercâmbio no Canadá ou Portugal devem estar inseridos na Plataforma virtual English Discoveries, que será implantada no Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, e possuir o conceito “Good”- aprovado, no seu desempenho.

Na segunda etapa, para TODOS os países, será considerada a frequência e desempenho escolar dos estudantes no primeiro bimestre do ano de 2017, através do Sistema Saber. Essa etapa será de caráter classificatório.

 

 

3ª ETAPA

CLASSIFICAÇÃO

Na terceira etapa, será realizada uma prova de proficiência, o TOEIC (Test of English for International), para o Canadá, o DELE (Diploma Espanhol para Língua Estrangeira) para Espanha e uma Prova de Língua Portuguesa, para Portugal, de caráter eliminatório.

Estarão Classificados, os estudantes que obtiverem os melhores desempenhos e estiverem dentro do número de vagas, distribuídas entre as Gerências de Ensino para o intercâmbio Internacional.

 

COMO SERÁ NO CANADÁ, ESPANHA E PORTUGAL?

Os estudantes, durante sua estada, residirão em casa de famílias nativas do Canadá, Espanha e Portugale cursarão um semestre letivo em Escolas de nível médio. Os aprovados receberão bolsa auxílio no valor total de 4.200,00 Reais, dividido em seis parcelas. As passagens, emissão de passaporte e visto, moradia, alimentação, transporte e seguro saúde para intercambistas, em um período de cinco meses (um semestre letivo) bem como todos os serviços supracitados, serão de responsabilidades da empresa de intercâmbio licitada.

 

 E AO RETORNAREM?

Durante a estada nos países, o estudante deverá desenvolver um projeto com temática relacionada à cidadania, diferenças e similaridades socioculturais, meio ambiente, inovação, globalização, economia criativa, empreendedorismo com responsabilidade social, convivência pacífica e cooperativa entre os povos e nações entre outros temas, a serem desenvolvidos em sua escola e região no seu regresso ao Brasil.