João Pessoa
Feed de Notícias

A Secretaria

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) foi criada pelo Decreto Lei N° 798/1946 no governo de Odon Bezerra Cavalcanti. Por meio da Lei Nº 1.353 de 29 de novembro de 1955, a Secretaria da Educação passou a se chamar de Secretaria da Educação e Cultura, lei homologada pelo então governador José Américo de Almeida. Em 2007, com a elaboração do novo organograma do Estado, pelo governador da época Cássio Rodrigues da Cunha Lima passou a se chamar de Secretaria de Estado da Educação e Cultura. No ano de 2011, o governador Ricardo Vieira Coutinho criou a Secretaria de Estado da Cultura e a pasta da Educação passa a se chamar Secretaria de Estado da Educação (SEE).

É composta por 12 Gerências Executivas, oito Sub gerências, 12 Gerências Operacionais, além de 14 Gerências Regionais de Educação. Possui uma rede de ensino com 803 escolas e 33 creches, cerca de 22 mil professores atendendo a aproximadamente 400 mil alunos. Funciona com dois órgãos vinculados: a Fundação Centro Integrado de Apoio às Pessoas com Deficiência (Funad) e Fundação Casa do Estudante (Funecap).

Tem como objetivo definir a execução de políticas de governo na educação básica e na educação profissional, visando à melhoria das condições de vida da população.

Compete também à SEE adequar a oferta à demanda por escolaridade básica de forma prioritária e por escolaridade profissional, de acordo com a política governamental, de maneira autônoma ou em cooperação com a União e com os municípios, primando pela qualidade dos resultados.