João Pessoa
Feed de Notícias

Educação treina gestores da 1ª Regional para realizar censo escolar

quarta-feira, 1 de junho de 2011 - 16:02 - Fotos:  Sérgio Cavalcante/Secom-PB

 

Censo fará levantamento da educação básica - Sérgio Cavalcante/Secom-PB

Gestores escolares, secretários e técnicos em informática das escolas municipais das 25 cidades da 1ª Gerência Regional de Educação, com sede em João Pessoa, estão participando de treinamento para realização do Censo Escolar da Educação Básica. A capacitação ocorreu durante todo o dia desta quarta-feira (1º), no térreo da Secretaria de Estado da Educação, em João Pessoa. Nesta quinta-feira (2) será a vez dos educadores das escolas estaduais localizadas na 1ª Gerência Regional de Ensino (GRE).

O prazo para envio das informações vai até o dia 14 de agosto e deve ser feito pelo site do Inep (www.educacenso.inep.gov.br). Em setembro, os dados preliminares serão publicados no Diário Oficial da União e o sistema será reaberto por um período de 30 dias para conferências e eventuais correções. O formulário do Censo Escolar coleta informações de quatro categorias: aluno, docente, escola e turma.

Desde 25 de maio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira Inep/MEC e a Secretaria de Estado da Educação (SEE) deram início à coleta dos dados educacionais da Educação Básica. O trabalho está levantando informações sobre escolas, alunos e professores de todas as etapas e modalidades da Educação Básica do Sistema Educacenso.

Durante o encontro, a secretária executiva de Estado da Educação, Márcia Lucena, pediu o empenho de todos para encaminhar as informações corretas e em tempo hábil, para que haja dados concretos, visando à elaboração de políticas públicas para a melhoria da Educação. Ela pediu também a contribuição dos representantes municipais para que o pacto social entre Estado e municípios seja realidade.

Políticas educacionais – O Censo Escolar é o mais completo levantamento estatístico sobre a Educação Básica do Brasil. É realizado anualmente pelo Inep, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, que realiza o trabalho de disseminação de treinamentos junto as Gerências Regionais de Educação, secretarias municipais de Educação e entidades escolares da rede privada de ensino.

Os dados coletados são utilizados como subsídios para o planejamento e definição das políticas educacionais desenvolvidas no âmbito do Governo Estadual e municipais, bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas. As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicadores e rendimento escolar e indicadores de transição.

Para mais informações, basta procurar a Gerência Regional de Educação onde está inserido o município ou ligar para a Subgerência de Estatística, na sede da SEE no Centro Administrativo, em João Pessoa ou pelos telefones: 3218- 4075/ 4077.