João Pessoa
Feed de Notícias

Educação reúne maiores escolas de João Pessoa e Campina Grande

segunda-feira, 15 de julho de 2013 - 13:03 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) está realizando reuniões com as onze maiores escolas das cidades de João Pessoa e Campina Grande. Na semana passada, a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, recebeu pela segunda vez os diretores das escolas contempladas e as gerentes Wleika Quirino, da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), com sede em João Pessoa e Teresinha Figueiredo, da 3ª GRE, com sede em Campina Grande.

De acordo com Márcia Lucena, nas reuniões estão sendo discutidos os principais desafios dessas escolas, onde estão localizados um grande número de alunos e servidores. “Pretendemos também analisar e avaliar as políticas que estão sendo implantadas e implementadas nesta gestão, como os tablets, por exemplo, para verificarmos se este investimento vale à pena, se deve ter continuidade, se precisa de ajustes, assim como outras políticas, que são investimentos de recursos públicos e precisam ser avaliadas”, explicou a secretária.

Na ocasião, a secretária Márcia Lucena recebeu os diretores das escolas de João Pessoa e de Campina Grande. “Estamos divulgando para esses gestores os prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor e também discutimos sobre a Ficha de Avaliação do Aluno Infrequente (FICAI), pois percebemos que as escolas estão tendo muita dificuldade na implantação dessa ficha”, contou Márcia Lucena, destacando que nessas reuniões, que acontecem uma vez por mês, por meio de um diálogo franco e aberto, são discutidas as questões vividas na escola.

O diretor da Escola Estadual Félix Araújo, de Campina Grande, Silvio Araújo Barros, destacou a importância do projeto. “Esse é um projeto espetacular, porque nunca tivemos antes a oportunidade de ficar de frente a uma secretária de Estado expondo nossos desafios e mostrando o que nossas escolas realmente precisam”, analisou o diretor.

Esse projeto assim como muitos outros que desenvolvemos neste governo fazem parte de uma política de gestão, que passa pela participação, onde as pessoas dividem as responsabilidades, as ideias, os interesses, os sonhos, as expectativas, numa construção coletiva”, destacou Márcia Lucena.

Para Maria Luciele Soares Pereira, diretora adjunta da Escola Estadual Professor Raul Córdula, também de Campina Grande, o projeto possibilita uma gestão participativa. “Esse projeto é de extrema importância para o nosso trabalho, pois dá a oportunidade de termos uma gestão mais participativa e democrática, melhorando principalmente a parte pedagógica das escolas e detectando e repassando os nossos principais problemas”, contou.

As escolas contempladas na 1ª GRE são as seguintes: E.E. Argentina Pereira Gomes, E.E. Lyceu Paraibano, E.E. e Centro Profissionalizante Dep. Antônio Cabral, E.E. Pedro Augusto Caminha, E.E. Olivina Olívia Carneiro da Cunha, E.E. João Roberto Borges de Souza, E. E. Severino Dias de Oliveira (Mestre Sivuca), E. E. Horácio de Almeida, E.E. Fernando Moura Cunha Lima, E. E. José do Patrocínio e E. E. Débora Duarte.

Na 3ª GRE, as escolas contempladas são: E. E. CAIC José Joffily, E. E. Monte Carmelo, E. E. Félix Araújo, E. E. Prof. Itan Pereira, E. E. Ademar Veloso da Silveira, E. E. Solon de Lucena, E. E. São Sebastião, E. E. Raul Córdula, E. E. Major Veneziano Vital do Rêgo, E. E. Senador Argemiro de Figueirêdo (Polivalente) e E. E. Assis Chateaubriand.