João Pessoa
Feed de Notícias

Representantes do Lyceu e Olivina discutem nomeação dos diretores

quarta-feira, 15 de junho de 2011 - 18:32 - Fotos: 

Estudantes e professores estiveram na Secretaria de Educação.Foto: João Francisco/Secom-PB

Representantes dos estudantes e professores das escolas Lyceu Paraibano e Olivina Olívia, de João Pessoa, estiveram na Secretaria de Estado da Educação na tarde desta quarta-feira (15). Eles foram recebidos pela secretária executiva da Educação, professora Márcia Lucena, por membros da Gerência Executiva da Gestão Escolar, por representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep) e da Associação dos Professores de Licenciatura Plena da Paraíba (APLP), que são membros da Comissão Permanente de Acompanhamento de Processos Eleitorais.

Os representantes dos estudantes solicitam a mudança dos diretores nomeados, que ficarão à frente das escolas até a realização das novas eleições. “Esta ação de nomearmos interventores para as escolas enquanto as novas eleições não acontecem é uma ação administrativa, pois existe uma comissão eleitoral que estudou os processos e deu um parecer, afirmando que essas eleições tinham problemas e precisariam ser anuladas. Com a vacância do cargo e de acordo com a lei, a Secretaria da Educação tem o direito e o dever de colocar alguém para fazer a gestão, de maneira imparcial, até que um novo processo eleitoral aconteça, e foi isso que foi feito nessas escolas”, detalhou a secretária executiva.

Márcia Lucena ouviu as reivindicações dos alunos e acertou para a próxima segunda-feira (20) uma nova reunião em que será definida a posição da secretaria em relação às nomeações dos diretores interinos. “Eles garantiram, em contra partida, que manterão as aulas em dia e em ordem nas escolas”, disse.

De acordo com a Comissão Permanente de Acompanhamento de Processos Eleitorais, que rege as eleições escolares desde 2006, o processo eleitoral transcorrerá no período de agosto a novembro de 2011. Entre setembro e outubro será publicado o edital definindo as regras e as datas. Entre outubro e novembro deverá ocorrer a formação das chapas para que, 30 dias após a publicação do edital, aconteçam as eleições.

As nomeações dos diretores e vice-diretores interinos das escolas Lyceu Paraibano e Olivina Olívia foram publicadas no Diário Oficial do dia 9 de junho de 2011. Para a Escola Olivina Olívia, foram nomeados provisoriamente Fábio Alberto Dias para diretor e Joelson Machado de Albuquerque e Denise Cristina Pereira da Silva para vice-diretores. Para o Lyceu Paraibano, foi nomeada para diretora Maria Eliane Vasques de Figueiredo e Rosilene Meneses da Silva e Walquíria Cybelle Fernandes dos Santos para vice-diretoras.