Fale Conosco

17 de outubro de 2011

Educação realiza treinamento dos coordenadores de polo da Prova Brasil



A Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com o Ministério da Educação e a Fundação Cesgranrio, realiza nesta segunda (17) e terça-feira (18), no Hotel Imperial, em João Pessoa, o treinamento dos 45 coordenadores de polo da Prova Brasil/Saeb. O treinamento conta com a presença do técnico do Inep/ME, Hélio Morais, da técnica da Fundação Cesgranrio, Gelisa Ribeiro, e da gerente do Programa de Avaliação (Proava) da SEE, Iara Andrade de Lima, além de técnicos das Gerências Regionais de Educação (GRE) e da SEE.

Os coordenadores de polo foram selecionados nas 14 (GRE) e serão responsáveis pelo treinamento de aproximadamente 650 aplicadores, responsáveis pela aplicação dos instrumentos da Prova Brasil, que são os testes de rendimento de Língua Portuguesa e Matemática, os questionários para o professor e o diretor da escola e um questionário sobre a escola, que reflete a infraestrutura de cada unidade escolar.

A Prova Brasil acontecerá de 7 a 18 de novembro e será aplicada para aproximadamente 91.854 estudantes, sendo 39.073 da rede estadual de ensino. A Prova Brasil foi idealizada para atender a demanda dos gestores públicos, educadores, pesquisadores e da sociedade em geral por informações sobre o ensino oferecido em cada município e escola. O objetivo da avaliação é auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar, no estabelecimento de metas e na implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando à melhoria da qualidade do ensino.

“A Prova Brasil é importante para o nosso Estado, pois é um dos eixos que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é um indicador de qualidade da educação”, destacou Iara Andrade de Lima, do Proava.

A Prova Brasil é um dos instrumentos que compõe o Ideb, criado pelo Inep em 2007 e que sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar da Educação Básica, e nas médias de desempenho nas avaliações do Inep: o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a Prova Brasil.