João Pessoa
Feed de Notícias

Educação realiza provas do Exame para Certificação de Jovens e Adultos

segunda-feira, 21 de março de 2011 - 08:43 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Educação realiza neste domingo (20) o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As provas são para 62 candidatos que aderiram ao programa no Estado nos pólos de João Pessoa, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Olivina Olívia Carneiro da Cunha, e em Alagoa Nova, na Escola Estadual Professor Cardoso. O Programa de Avaliação da Secretaria de Estado da Educação (SEE) adverte que os candidatos devem chegar aos locais de provas às 7h e às 13h25, com documento de identidade pessoal com foto.

O Encceja é uma avaliação voluntária e gratuita ofertada às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada para aferir competências, habilidades e saberes adquiridos tanto no processo escolar quanto no extra-escolar. Pode ser realizado para pleitear certificação em nível de conclusão do Ensino Fundamental para quem tem, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do Exame.

A gerente de Programas de Avaliação da Secretaria da Educação, Iara Andrade, explica que ao inscrever-se o candidato deve indicar se deseja realizar uma ou mais provas do exame. O Encceja constitui-se de questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês), Artes, Educação Física e Redação; Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais.

Segundo Iara Andrade, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza em sua página o material didático pedagógico de apoio aos candidatos e professores, que é composto por um volume introdutório, quatro volumes de orientações aos professores, oito volumes de orientações para o estudante (quatro para o Ensino Fundamental e quatro para o Ensino Médio).

As habilidades serão avaliadas por meio das 30 questões objetivas (múltipla escolha) e pela produção de um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, cientifica, cultural ou política (redação).

Iara Andrade adverte que para pleitear a certificação o candidato deve obter nas avaliações, no mínimo, o nível 100, em uma escala de proficiência que varia do nível 60 ao nível 180, com desvio padrão de 20 pontos. O nível 100 dessa escala significa que o candidato desenvolveu as habilidades mínimas necessárias para obter a certificação. Essas áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).

A inscrição do Encceja é gratuita por meio do site: www.inep.gov.br.