Fale Conosco

23 de maio de 2012

Educação realiza I Encontro de Gerentes Regionais em João Pessoa



Os gestores das regionais e gerentes executivos da Secretaria de Estado da Educação estão reunidos durante esta quarta-feira (23) e quinta-feira (24) no I Encontro dos Gerentes Regionais da SEE. A abertura do evento, que está acontecendo no hotel Verde Green, no Bairro de Manaíra, contou também com a presença do secretário Harrison Targino e da secretária executiva Márcia Lucena.

Após dar boas vindas, o secretário lembrou que o grande processo efetivo de ensino aprendizagem ocorre na escola, por mais distante que ela esteja dos nossos olhos e da nossa percepção. “É por isso que os que estão aqui reunidos têm que sempre garantir o foco no que é o essencial, objeto de preocupação e elemento necessário de interação que é a escola, com seus gestores, professores, técnicos, alunos e com suas famílias”, observou.

Ele ressaltou que os que ali estavam são instrumentos e não razão de ser da Secretaria. “Nossos esforços devem ser para o foco que é a escola. Temos o dever de obter resultados efetivos na escola”, reforçou o secretário, lembrando que a Secretaria da Educação não está nas gerências executivas e nem nas regionais e, sim, na escola. “Portanto, a Secretaria não será eficiente se ela não conseguir melhorar a escola, garantindo que os meninos e as meninas do povo, como bem diz o governador Ricardo Coutinho, tenham acesso a uma escola de qualidade”, enfatizou.

A programação consta da apresentação pelos gerentes executivos dos programas desenvolvidos pela SEE, tais como o Ensino Médio Inovador, a Educação Profissional, o Mais Educação, os Primeiros Saberes da Infância e o Revisitando os Saberes, a Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos na Educação Prisional, a diversidade na escola, o Progestão e a Educação Inclusiva e Especial.

A pauta desta quarta-feira consta de assuntos como os Conselhos Escolares, o PDE Interativo e o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o transporte e alimentação escolar e o fluxo de processos na nova estrutura financeira das gerências regionais, que passarão nos próximos dias a gerir seus próprios recursos. Ainda serão discutidos temas como a movimentação de pessoal, Censo Escolar e obras.

O encontro prossegue nesta quinta-feira, com a participação dos 14 gerentes regionais que vão falar sobre a estrutura física das escolas, equipamentos e mobiliários, projetos do plano de gestão Paraíba faz Educação e de ações exitosas nas escolas.