Fale Conosco

20 de março de 2012

Educação realiza encontro técnico das ações do Pnae 2012



A Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência Operacional de Assistência ao Estudante (Goae), realizou, nesta terça-feira (20), o Encontro Técnico das Ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) 2012. O evento teve o objetivo de capacitar e orientar os chefes e técnicos dos núcleos de alimentação escolar das Gerências Regionais de Educação (GRE) do Estado na correta aplicação dos recursos do Pnae nas escolas estaduais.

No encontro, foram discutidas as normas de execução do programa e esclarecidas dúvidas sobre os processos licitatórios e prestação de contas. Também foi discutida a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e a elaboração dos cardápios da merenda escolar da rede estadual pelas nutricionistas da SEE.

O gerente da Goae, Ângelo Saldanha, disse que a SEE está trabalhando em parceria com a Emater e a Secretaria da Agropecuária e da Pesca (Sedap) para garantir o sucesso da inserção da agricultura familiar na merenda escolar. “De acordo com a lei, todas as escolas e prefeituras municipais devem adquirir no mínimo 30% dos gêneros alimentícios da agricultura familiar ou de cooperativas. Então, por determinação do Governo do Estado e da SEE, estamos orientando os chefes e técnicos das GREs nesse sentido, para que, no final deste ano, tenhamos atingido a meta dos 30%”, observou.

Com relação aos cardápios elaborados pelas nutricionistas do Estado, foi destacada a alimentação saudável oferecida na merenda escolar. “Levamos em conta na elaboração dos cardápios o que o FNDE exige em relação a valores nutricionais e também os hábitos alimentares dos nossos alunos, incentivando a agricultura familiar e uma alimentação saudável”, explicou Shimene Rodrigues Albuquerque, nutricionista da SEE.