Fale Conosco

13 de dezembro de 2017

Educação realiza Avaliação da Fluência em escolas de cinco municípios da Paraíba



see educacao avalia fluencia em 5 escolas de cinco municipios da paraiba foto delmer rodrigues 6 270x191 - Educação realiza Avaliação da Fluência em escolas de cinco municípios da ParaíbaA Secretaria de Estado da Educação (SEE) realizou a Avaliação da Fluência em Leitura para alunos do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de 13 escolas da Rede Estadual e Municipal, localizadas em cinco municípios da Paraíba: Cabedelo, Conde, João Pessoa, Santa Rita e Campina Grande. A avaliação, que faz parte do Programa Soma – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba, avaliou 689 estudantes de 4 a 7 de dezembro.

see educacao avalia fluencia em 5 escolas de cinco municipios da paraiba foto delmer rodrigues 2 270x191 - Educação realiza Avaliação da Fluência em escolas de cinco municípios da Paraíba“O nível de fluência de um estudante é medido pelo número de palavras isoladas ou em contexto que ele é capaz de ler corretamente, em 60 segundos. Sendo assim, na avaliação de fluência, cada estudante leu um conjunto de palavras, um conjunto de pseudopalavras e um texto”, explicou a gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Marta Medeiros.

A avaliação foi realizada por meio de um aplicativo digital, sendo utilizado um smartphone ou tablet, em que foi gravada a leitura feita pelo estudante. Posteriormente, a gravação será sincronizada para um sistema online e corrigida por especialistas do CAEd/UFJF. Seus resultados produzirão um diagnóstico sobre a aprendizagem dos estudantes paraibanos.

see educacao avalia fluencia em 5 escolas de cinco municipios da paraiba foto delmer rodrigues 7 270x191 - Educação realiza Avaliação da Fluência em escolas de cinco municípios da ParaíbaA avaliação foi aplicada por professores das próprias escolas, sendo de turmas diferentes. Estes professores utilizaram o aplicativo, que, após gravar as respostas de cada aluno, não permite o acesso do professor aplicador às respostas, guardando o sigilo da avaliação.

Cada turma contou com uma dupla de aplicadores, que realizaram a aplicação do teste simultaneamente. Para isso, a escola disponibilizou dois espaços, onde o teste foi aplicado individualmente aos alunos.

see educacao avalia fluencia em 5 escolas de cinco municipios da paraiba foto Diego Nobrega 1 270x191 - Educação realiza Avaliação da Fluência em escolas de cinco municípios da ParaíbaPrograma Soma – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba – O Soma tem como objetivo a superação dos desafios da alfabetização, do letramento e dos déficits de aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública. O Programa contribui com a aprendizagem por meio da aplicação de avaliações, formação de professores e gestores, monitoramento e utilização de sistema próprio de gestão de informação, garantidos a partir da cooperação técnica firmada entre Governo de Estado e 219 municípios, beneficiando mais de 225 mil estudantes de 3.332 escolas.

see educacao avalia fluencia em 5 escolas de cinco municipios da paraiba foto delmer rodrigues 4 270x191 - Educação realiza Avaliação da Fluência em escolas de cinco municípios da ParaíbaO Soma integra a Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Articulação Municipal e a Secretaria de Estado da Educação na missão de contribuir para o crescimento do ensino fundamental e para a melhoria dos índices da educação no Estado.

Criado pelo Decreto nº 37.234 de 14 de fevereiro de 2017 (publicado no Diário Oficial do Estado – DOE, de 15 de fevereiro de 2017), o Soma visa assegurar a todas as crianças da Paraíba a elevação da qualidade da educação básica ofertada no Ciclo de Alfabetização. As metas são as estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação e pelo Plano Estadual de Educação da Paraíba.