Fale Conosco

7 de outubro de 2011

Educação realiza 2ª Mostra Cultural do Programa Escola Aberta



A Secretaria de Estado da Educação (SEE) realiza neste sábado (8) a 2ª Mostra Cultural do Programa Escola Aberta, que terá apresentações de dança, exposição artesanal, atividades esportivas e lançamento de livro. O evento acontece das 9h às 13h, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Olivina Olívia Carneiro da Cunha, no Centro, em João Pessoa.

“O programa Escola Aberta oferece atividades de final de semana realizadas pelos talentos da comunidade que realizam algum tipo trabalho na escola”, explicou a gerente Executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Aparecida Uchôa.

Será lançado o livro ‘O Herdeiro’, escrito pelo aluno Emerson David Lima Andrade, do 3º ano do Ensino Médio do Centro Profissionalizante Deputado Antonio Cabral (CPDAC), localizado no Valentina de Figueiredo, na Capital. A obra é a primeira de uma série de quatro e foi editada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O livro retrata o fascínio do autor por super heróis.

Escola Aberta – O Programa Escola Aberta incentiva e apoia a abertura, nos finais de semana, de escolas públicas de educação básica localizadas em territórios de vulnerabilidade social. Em parceria, alunos, estudantes e funcionários dessas escolas e a comunidade que reside no entorno se integram em atividades educativas, culturais, artísticas e esportivas.

A proposta do programa é fortalecer a convivência comunitária, evidenciar a cultura popular, as expressões juvenis e o protagonismo da comunidade, além de contribuir para valorizar o território e os sentimentos de identidade. A troca de saberes pode redimensionar os conteúdos pedagógicos, tornando a escola mais inclusiva e competente na sua ação educativa.