Fale Conosco

13 de maio de 2014

Educação promove Encontro Estadual do Programa Formação pela Escola



sergio cavalacnti SEEascom 6 270x192 - Educação promove Encontro Estadual do Programa Formação pela EscolaA Secretaria de Estado da Educação (SEE) realizou na sexta-feira (9), no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa, o II Encontro Estadual do Programa Formação pela Escola: Compartilhando experiência. A programação teve início às 8h30 e até às 17h foram discutidas e compartilhadas experiências exitosas relacionadas ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação Básica (FUNDEB), Plano de Ações Articulas (PAR) e outros programas de políticas públicas voltados para a educação.

A abertura do evento ocorreu na quinta-feira (8) com a palestra “Política de Educação Corporativa do FNDE e o Formação pela Escola” proferida pelo Coordenador Nacional do Programa, Adalberto Paz. Ele enfatizou que, em 2013, das 815 mil matrículas para o curso de formação de tutores, 5% eram da Paraíba. Apesar do número relevante, 33 mil pessoas precisam de capacitação. “O desafio é melhorar a gestão dos recursos na execução de políticas públicas, controle social e assegurar assistência técnica a uma média de um milhão de pessoas”, disse o coordenador.

sergio cavalacnti SEEascom 1 270x178 - Educação promove Encontro Estadual do Programa Formação pela EscolaO tema “Formação pela Escola na Paraíba” foi apresentado pela Profª. Rizoneide, coordenadora estadual, que mostrou um histórico do programa no Estado. Em 2007, treze tutores foram capacitados e este número aumentou para 96 no ano de 2010. Um ano depois, foram criados cinco pólos do programa nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Sousa, Patos e Monteiro, para que houvesse maior aproximação entre formadores e alunos. Em 2012 foram formados 11.496 cursistas.

Eu sou apaixonada pelo Programa Formação pela Escola. O começo foi difícil, mas descobrimos juntos os caminhos, então foi uma trajetória de sucesso, e ainda estamos avançando. Nossos tutores são responsáveis e muito competentes e estão preparados para desempenhar suas funções”, ressaltou a coordenadora estadual do programa.

sergio cavalacnti SEEascom 4 270x178 - Educação promove Encontro Estadual do Programa Formação pela EscolaO que é o FormAção pela Escola? – Trata-se de um programa de formação continuada, na modalidade à distância, organizado em cursos modulares de 40h, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

Podem participar cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiadas pelo FNDE, como profissionais de educação da rede pública de ensino, técnicos, gestores públicos estaduais, municipais e escolares, membros do comitê local do PAR – Plano de Ações Articuladas e dos conselhos de controle social da educação (Conselho Municipal de Educação – CMM; Conselho Escolar – CE; Conselho de Alimentação Escolar – CAE; Conselho de Acompanhamento e Controle Social – CACS do Fundeb) que atuam no segmento da educação básica e qualquer cidadão que tenha interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE.