João Pessoa
Feed de Notícias

Educação promove Encontro Estadual do Programa Formação pela Escola

terça-feira, 13 de maio de 2014 - 11:05 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) realizou na sexta-feira (9), no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa, o II Encontro Estadual do Programa Formação pela Escola: Compartilhando experiência. A programação teve início às 8h30 e até às 17h foram discutidas e compartilhadas experiências exitosas relacionadas ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação Básica (FUNDEB), Plano de Ações Articulas (PAR) e outros programas de políticas públicas voltados para a educação.

A abertura do evento ocorreu na quinta-feira (8) com a palestra “Política de Educação Corporativa do FNDE e o Formação pela Escola” proferida pelo Coordenador Nacional do Programa, Adalberto Paz. Ele enfatizou que, em 2013, das 815 mil matrículas para o curso de formação de tutores, 5% eram da Paraíba. Apesar do número relevante, 33 mil pessoas precisam de capacitação. “O desafio é melhorar a gestão dos recursos na execução de políticas públicas, controle social e assegurar assistência técnica a uma média de um milhão de pessoas”, disse o coordenador.

O tema “Formação pela Escola na Paraíba” foi apresentado pela Profª. Rizoneide, coordenadora estadual, que mostrou um histórico do programa no Estado. Em 2007, treze tutores foram capacitados e este número aumentou para 96 no ano de 2010. Um ano depois, foram criados cinco pólos do programa nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Sousa, Patos e Monteiro, para que houvesse maior aproximação entre formadores e alunos. Em 2012 foram formados 11.496 cursistas.

Eu sou apaixonada pelo Programa Formação pela Escola. O começo foi difícil, mas descobrimos juntos os caminhos, então foi uma trajetória de sucesso, e ainda estamos avançando. Nossos tutores são responsáveis e muito competentes e estão preparados para desempenhar suas funções”, ressaltou a coordenadora estadual do programa.

O que é o FormAção pela Escola? – Trata-se de um programa de formação continuada, na modalidade à distância, organizado em cursos modulares de 40h, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

Podem participar cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiadas pelo FNDE, como profissionais de educação da rede pública de ensino, técnicos, gestores públicos estaduais, municipais e escolares, membros do comitê local do PAR – Plano de Ações Articuladas e dos conselhos de controle social da educação (Conselho Municipal de Educação – CMM; Conselho Escolar – CE; Conselho de Alimentação Escolar – CAE; Conselho de Acompanhamento e Controle Social – CACS do Fundeb) que atuam no segmento da educação básica e qualquer cidadão que tenha interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE.