João Pessoa
Feed de Notícias

Educação promove encontro com orientadores, supervisores e professores do Pronatec

quarta-feira, 25 de novembro de 2015 - 19:02 - Fotos:  Delmer Rodrigues

A Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência Executiva de Educação Profissional (GEEP), promoveu nesta quarta-feira (25) um encontro entre os orientadores, supervisores, apoio acadêmico-administrativo e professores que participarão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na Paraíba.

O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, destacou a importância do Pronatec. “Este é um grande investimento para expandir a educação profissional no nosso Estado, então vamos apoiar e ajudar, pois não será fácil, mas trata-se de um passo muito importante e tenho certeza que vamos comemorar bastante o sucesso desse programa na Paraíba”, comentou o secretário.

O gerente de Educação Profissional da SEE, Américo Falcone, explicou que pela primeira vez o Estado da Paraíba é ofertante do Pronatec, ação que está contratando professores e gerando recursos para as escolas através do convênio com o Governo Federal. “Gostaria de destacar a importância desta ação para o aluno, que terá qualificação profissional, porque o aluno hoje com o ensino regular, apenas termina o terceiro ano, tenta fazer o Enem pra com a nota se classificar e passar mais três ou quatro anos em um curso, se formar e tentar ir para o mercado de trabalho. Com o Pronatec o aluno terá a oportunidade de quando terminar o terceiro ano já ter um certificado técnico, uma qualificação e partir para o mercado de trabalho mais cedo”, explicou Américo Falcone.

O Pronatec iniciará na Paraíba ofertando sete cursos, sendo quatro técnicos e três FIC. Os cursos técnicos são “Segurança do Trabalho”, “Logística”, “Informática” e “Desenho na Construção Civil”. Os cursos funcionarão em escolas localizadas em João Pessoa e Campina Grande. Os três cursos FIC são ligados à área de pesca e acontecerão em Coremas. As aulas terão início na próxima segunda (30).

Pronatec – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 11.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público. O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

Os cursos, financiados pelo Governo Federal, são ofertados de forma gratuita por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica. Também são ofertantes as instituições do Sistema S, como o Senai, Senat, Senac e Senar. A partir de 2013, as instituições privadas, devidamente habilitadas pelo Ministério da Educação, também passaram a ser ofertantes dos cursos do Programa. De 2011 a 2014, por meio do Pronatec, foram realizadas mais de 8 milhões de matrículas, entre cursos técnicos e de formação inicial e continuada.