João Pessoa
Feed de Notícias

Educação participa de reunião do Comitê Gestor do Soma/Pnaic

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017 - 16:32 - Fotos:  Diego Nóbrega

As ações dos Programas Pacto pela Aprendizagem na Paraíba (Soma) e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) na Paraíba foram encerradas na sexta-feira (15), durante reunião no auditório da Central de Aulas da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.

O evento reuniu formadores da UFPB, coordenadores regionais, coordenadores das Instituições de Ensino Superior (IES), supervisores, bolsistas e técnicos administrativos. “Entre professores, formadores e coordenadores temos mais de 20 mil pessoas em toda Paraíba, na rede estadual e municipal”, explicou a coordenadora estadual do Comitê Gestor do Soma/Pnaic, Verônica Fragoso. Também compõem o Comitê Gestor Evangelina Faria (coordenadora de formação), Ana Lúcia Silva (Coordenadora Undime) e Marta Medeiros (coordenadora de gestão).

A reunião avaliou as atividades desenvolvidas na primeira etapa da formação, que foi realizada de outubro a dezembro. “Nessas formações, os professores são impulsionados a melhorar sua rotina em sala de aula e isso alavanca o aprendizado. Vimos práticas maravilhosas em sala de aula, com professores envolvidos desenvolvendo trabalhos excelentes”, contou Verônica Fragoso.

PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um programa do Governo Federal que tem o compromisso de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. O programa atende professores da rede municipal e estadual, em regime de coparticipação. O programa está sendo conduzido na Paraíba por meio da metodologia do Soma.

SOMA – O Programa Soma tem como objetivo assegurar que todos os estudantes sejam alfabetizados na idade certa, até o 3º ano do Ensino Fundamental, e corrigir o déficit de aprendizagem dos que chegam ao 5º até o 9º ano, visando à qualidade e a equidade educacional no Estado.

Para isso, dispõe de diversas iniciativas, entre elas a avaliação e monitoramento do desempenho dos estudantes, a formação de professores e o desenvolvimento profissional de gestores, além de material didático. Essas iniciativas são garantidas a partir da cooperação firmada entre o Estado e 219 municípios da Paraíba.