João Pessoa
Feed de Notícias

Educação orienta gerentes sobre planejamento pedagógico a partir das diretrizes operacionais

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015 - 19:28 - Fotos:  Gilvan Nunes

O secretário de Estado da Educação da Paraíba, Aléssio Trindade de Barros, a secretária executiva da gestão pedagógica da educação, Roziane Marinho Ribeiro, e a secretária executiva de administração de suprimentos e logística da educação, Luciane Alves Coutinho, estiveram reunidos, na tarde desta terça-feira (20), com os gerentes administrativos e regionais para encaminhamento de demandas e orientações sobre o planejamento pedagógico a partir das diretrizes operacionais 2015.

Aléssio Trindade de Barros reafirmou o compromisso do governador Ricardo Coutinho em melhorar o processo de gestão para gerar os investimentos necessários para melhoria do processo pedagógico. Outra questão debatida na reunião foi a elaboração e adequação do Plano Político Pedagógico (PPP) e do Regimento Interno das Escolas da rede estadual de ensino.

“É uma preocupação nossa acompanhar mais de perto a elaboração e adequação desses dois documentos que implementam as políticas educacionais que estamos propondo, então estamos pedindo que as gerências regionais orientem melhor essas ações pedagógicas nas escolas, entendendo o que está previsto no PPP da escola, como esse PPP pensa em colocar essas ações pedagógicas em prática envolvendo professores, alunos e a comunidade escolar”, explicou a secretária executiva da gestão pedagógica da educação, Roziane Marinho Ribeiro.

Também foram discutidas as necessidades da comunidade em relação à escola. “Temos que pensar, sobretudo, de que maneira podemos articular as ações pedagógicas da escola com as necessidades da comunidade, assim, vai ser possível pensar em cursos, oficinas, que possam acontecer nas escolas, favorecendo os alunos, a comunidade escolar e também a comunidade onde a escola está inserida”, ressaltou a secretária da gestão pedagógica.

Planejamento pedagógico – Na próxima semana será realizado o planejamento pedagógico. Durante o processo,  os gestores e a equipe pedagógica se reúnem para projetar os próximos 200 dias letivos e fazer a revisão do Plano Político Pedagógico (PPP), documento que marca a identidade da escola e indica os caminhos para que os objetivos educacionais sejam atingidos. Cada escola deve elaborar seu planejamento e o dia da acolhida.

“Nesse planejamento o foco serão as diretrizes operacionais para 2015, através do qual os gestores, técnicos e professores, sob a orientação das gerências regionais, discutirão questões relativas à elaboração do Projeto Político Pedagógico, do plano de ensino e outras necessidades que envolvem o bom funcionamento do trabalho pedagógico nas escolas”, comentou Roziane Marinho Ribeiro.

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) orienta aos gestores que garantam que os espaços estejam limpos e organizados, com exposição das produções de estudantes e professores em corredores e nas salas de aula para criar familiaridade e valorizar o trabalho realizado.

Dia da Acolhida – Após planejar o ano, cada escola vai organizar a recepção dos estudantes no dia 9 de fevereiro. A recomendação da SEE é que cada escola convide a comunidade com o objetivo de acolher os estudantes e compartilhar as atividades educativas que foram planejadas para o ano letivo de 2015.