João Pessoa
Feed de Notícias

Educação inicia oficina de descritores de Língua Portuguesa e Matemática da Prova Brasil

segunda-feira, 4 de julho de 2011 - 18:51 - Fotos: 

Espep capacita mais de 600 educadores. Foto: José Lins/Secom-PB

A Secretaria de Estado da Educação está realizando capacitação para mais de 600 educadores até 15 de julho, por meio da oficina de descritores de Língua Portuguesa e Matemática da Prova Brasil/Saeb. A abertura do evento ocorreu às 8h30 desta segunda-feira (4), na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), em João Pessoa, e prossegue durante a terça-feira (5), para as gerências regionais de Educação sediadas na Capital, em Guarabira e Itabaiana.

Durante o encontro estão sendo discutidos, junto aos docentes das escolas públicas do Estado, as matrizes de descritores Prova Brasil/Saeb e a contextualização das avaliações oficiais, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep/Mec), numa perspectiva comparativa aos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Além do polo de João Pessoa, as oficinas serão realizadas quinta (7) e sexta-feira (8) no Núcleo de Treinamento de Alagoa Grande, para as regionais de Campina Grande, Cuité e Monteiro; nos dias 12 e 13, no Núcleo de Treinamento de Sousa com as gerências de Patos, Itaporanga e Princesa Isabel e nos dias 14 e 15, também em Sousa para as regionais de Cajazeiras, Catolé do Rocha e Sousa. A gerente de Programas de Avaliação da Secretaria da Educação, Iara Andrade, convida os professores a participarem das oficinas, no sentido de enriquecer seus conhecimentos para aplicação da Prova Brasil.

As oficinas serão ministradas por professores/formadores da rede estadual e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para 600 professores polivalentes do 5º ano e professores de Português e Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental, além de 24 técnicos das 12 gerências regionais de Educação e oito técnicos do setor pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (SEE). Outras informações pelo telefone 3218-4054.