João Pessoa
Feed de Notícias

Educação Física da UEPB inicia 2º Encontro de Pesquisa e Extensão

terça-feira, 25 de maio de 2010 - 18:42 - Fotos: 

Teve início nesta terça-feira (25), no Ginásio de Esportes do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual da Paraíba, no Campus I, em Campina Grande, o 2º Encontro de Pesquisa e Extensão, que neste ano aborda a temática “Ensino, Pesquisa e Extensão: a produção do conhecimento em foco”.
  
Participaram da abertura do evento os coordenadores de Extensão e Pesquisa do DEF, professores Elaine Melo de Brito Costa Lemos e Eduardo Ribeiro Dantas, a professora Dóris Laurentino Nóbrega, o acadêmico Renan Siqueira de Lima e o coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Regional e diretor da Editora Universitária da UEPB (EDUEPB), professor Cidoval Morais de Sousa.

Cidoval foi o responsável por ministrar a palestra de abertura, na qual discorreu acerca dos aspectos que envolvem a importância da produção de pesquisas na graduação e mencionou o papel da EDUEPB no estímulo à divulgação do conhecimento técnico e científico em diferentes áreas.

Cerca de 180 graduandos estão inscritos nas atividades do Encontro, que engloba oficinas de tópicos diversos, a exemplo de “Desenvolvimento motor”, “Diálogos sobre saúde na escola”, “Experiências com o ensino de jogos, brincadeiras e danças na escola pública”, entre outros.

O 2° Encontro de Pesquisa e Extensão ocorre paralelamente às comemorações do 32º aniversário do Curso de Educação Física da UEPB, celebrado no dia 26 de maio. Sobre isso, o professor Eduardo Dantas lembrou que a primeira semana de extensão aconteceu em 2008, época em que curso completava 30 anos. Ele explanou que a comunidade acadêmica tem muito que celebrar.

“Esta é uma forma encontrada para se preservar a memória do curso e festejar a data, articulando justamente os dois aspectos que, a meu ver, mais cresceram no curso nos últimos anos: a Pesquisa e a Extensão, acompanhadas também, pelo desenvolvimento do Ensino, que deu um salto qualitativo muito grande”, salientou o professor.
  
Ele acrescentou que é notável o número de projetos de extensão cadastrados na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEAC), complementando uma política de eventos consolidada e a inserção de professores em programas institucionais.

O evento é realizado pelos grupos de Pesquisa e Extensão do DEF, com apoio do Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Movimento (GCEM), Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer (CEDES) e do laboratório de Mídia e Cultura (LAMIC).