Fale Conosco

26 de abril de 2011

Educação firma parceria com UEPB para formação dos professores do Programa Escola Ativa



A Secretaria da Educação firmou, na tarde de segunda-feira (25), uma parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que possibilitará a formação continuada dos técnicos estaduais e municipais que fazem parte do Programa Escola Ativa. A reunião aconteceu na sede da secretaria, em Jaguaribe.

O programa Escola Ativa funciona nas escolas multisseriadas do campo. Na Paraíba 224 escolas estaduais e 2.241 escolas municipais, situadas em 206 municípios, trabalham com o programa.

Participaram da reunião, o secretário da Educação, Afonso Scocuglia; a secretária executiva da Educação, Márcia Lucena; a pró-reitora da UEPB, Marlene Alves; a técnica do Ministério da Educação, Eliane Melo, e a gerente de Programas de Fortalecimento da Escola da SEE, Ednalva Aguiar.

Programa Escola Ativa – É um programa do Governo Federal que objetiva construir uma proposta de educação para as classes multisseriadas, através de uma série de elementos e instrumentos de caráter pedagógico, social e de gestão da escola. Possui como estratégias o investimento na formação de educadores (as), na melhoria da infraestrutura das escolas e no oferecimento de meios e instrumentos pedagógicos para as escolas multisseriadas.

O PEA foi implementado no Brasil a partir de 1997, inicialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com o objetivo de ampliar o acesso à educação básica no campo e melhorar a qualidade do ensino e o rendimento de alunos de classes multisseriadas rurais.