Fale Conosco

27 de maio de 2015

Educação esclarece mudanças no sistema Educacenso



Em virtude das mudanças ocorridas no layout do Sistema Educacenso, a Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Subgerência de Estatística, informa aos gestores escolares das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE) do Estado que o sistema não irá ao ar nesta quarta-feira (27), Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica.

No entanto, a SEE esclarece que os alunos matriculados e frequentes até o dia 27/05/2015 são objetos da coleta. E informa também que, mesmo com a alteração do início da coleta, que provavelmente acontecerá no dia 08/06/2015, a data referência continua sendo o dia 27/05/2015.

Em relação aos treinamentos, a SEE acrescenta que está aguardando a liberação do Módulo de Treinamento pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para que possa adotar os procedimentos de agendamentos da execução das ações censitárias educacionais nas 14 GREs.

“Ressaltamos que a alteração do início da coleta para o dia 8 de junho não acarretará prejuízo para a enturmação dos alunos no sistema Educacenso e orientamos que os gestores escolares organizem a documentação dos seus alunos e docentes, pois são instrumentos indispensáveis para o processo de validação da declaração do aluno/docentes na base centralizada do INEP”, explicou o Antônio Caldas Irmão, subgerente de Estatística da SEE.

Em caso de dúvidas, os gestores escolares devem procurar a Subgerência de Estatística que orientará sobre o uso correto do sistema Educacenso. Os telefones de contato da subgerência são: (83) 3218-4075 e 3218-4077.

Censo Escolar – Por meio do Censo Escolar é possível conhecer a realidade educacional do Estado. Através dele são extraídas as taxas de rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono) e é subsidiado o planejamento das políticas públicas educacionais. O Censo Escolar também é um instrumento que apoia as avaliações como o Enem, a Prova Brasil e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).