Fale Conosco

18 de dezembro de 2017

Educação entrega certificados a estudantes concluintes dos cursos do Pronatec



18.012 17 educao_entrega_certificados_estudantes (5)O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, entregou de forma simbólica o certificado a estudantes da Rede Estadual que 18.012 17 educao_entrega_certificados_estudantes (6)concluíram os cursos técnicos das Escolas Cidadãs (ECITs), das Escolas Profissionais Técnicas (EPTs) e do Pronatec-PB, de escolas de João Pessoa, Campina Grande, Bayeux, Sapé e Mamanguape.

Além dos cursos técnicos, também foram certificados os alunos formados nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). O evento aconteceu na tarde da sexta-feira (15), no Centro de Formação de Professores, em Mangabeira.

O evento teve início com a apresentação dos alunos dos Cursos Técnicos de Canto e Violão do Pronatec-PB no Centro Estadual de Arte (Cearte). Em seguida, compuseram a mesa de abertura o secretário Aléssio Trindade, o gerente executivo e Educação Profissional, Américo Falcone e o coordenador geral do Pronatec na Paraíba, Hebertty Vieira. Durante o evento, foram realizadas exposição de laboratórios e trabalhos dos alunos, localizadas em um pavilhão na frente do local do evento.

Dando continuidade ao evento, o aluno Manuel Araújo de Lacerda Júnior, do curso de Operador de Microcomutador, fez o juramento em nome dos alunos formandos e a aluna Charlene Mendes de Sousa, do curso de Design da Escola Cidadã Integral Técnica de Bayeux, foi a oradora. Em seguida aconteceu a entrega simbólica dos certificados para um aluno representante de cada grupo de alunos: ECIT, EPT, Pronatec-FIC e Pronatec-TEC.

18.012 17 educao_entrega_certificados_estudantes (1)18.012 17 educao_entrega_certificados_estudantes (2)O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, falou da importância da certificação. “O Estado da Paraíba não era ofertante dos cursos do Pronatec, então a nossa luta foi grande, ousamos e hoje além de ofertantes estamos formando 1.991 jovens, que tiveram a oportunidade de estudar o Ensino Médio, mas também tiveram uma vivência prática, de carreira e de profissão, que dá mais significado ao Ensino Médio”, destacou.

Aléssio Trindade também falou da evolução da Educação Profissional na Paraíba. “Para vocês terem uma ideia, antes do governador Ricardo Coutinho iniciar o seu governo, em 2010, dos alunos que estudavam o Ensino Médio no Estado da Paraíba, apenas 1.210 faziam cursos de Educação Profissional. Hoje, neste ano, temos mais de 12 mil alunos fazendo Ensino Médio e estudando em cursos de Educação Profissional e no final de 2018, teremos 22.800 alunos!”, comemorou o secretário.

Este ano foram formados 164 alunos pelas Escolas Cidadãs Integrais Técnicas, 814 pelas Escolas Profissionais Técnicas, 891 pelos cursos do Pronatec – FIC e 122 nos cursos do Pronatec – TEC, totalizando 1991 alunos formados. Destes estudantes, 139 são da cidade de Bayeux, 55 da cidade de Bonito de Santa Fé, 167 de Cajazeiras, 155 de Campina Grande, 85 de Catolé do Rocha, 15 de Guarabira, 78 de Itaporanga, 578 de João Pessoa, 240 de Mamanguape, 145 de Monteiro, 41 de Patos, 10 de Pitimbu, 34 de Pocinhos, 12 de Pombal, 80 de Queimadas, 24 de Santa Luzia, 118 de São José de Piranhas e 15 de Sapé.

18.012 17 educao_entrega_certificados_estudantes (7)18.012 17 educao_entrega_certificados_estudantes (8)Os cursos técnicos são concomitantes ao Ensino Médio, o que lhes garante a formação técnica e de Ensino Médio ao mesmo tempo. Os cursos somam de 800 a 1200 horas em sua matriz curricular. Nos cursos das ECITs, os cursos são em regime integral. Já nos cursos do Pronatec-PB e das EPTs o regime é de contraturno.

Nos cursos do Pronatec, os alunos podem estar matriculados em qualquer escola estadual e no contraturno participar do curso técnico. Os cursos FIC são geralmente de 160h a 200h e são oferecidos para alunos do Ensino Médio ou ainda alunos egressos do Ensino Médio ou Fundamental. Os cursos ofertados são os seguintes: Administração; Agronegócio; Agropecuária; Análises Clínicas; Assistente Administrativo; Comércio; Confeccionador de lingerie e moda praia; Confeiteiro; Costureiro industrial do vestuário; Desenho da construção civil; Design de móveis; Eventos; Gestor de microempresa; Hospedagem; Informática; Informática para internet; Logística; Manutenção e Suporte em Informática; Mecânica; Mineração; Modelista de roupas; Música; Operador de computador; Programação de jogos digitais; Salgadeiro; Secretariado; Segurança do trabalho e Serviços de restaurante e bar.