Fale Conosco

13 de maio de 2014

Educação em presídios da Paraíba é tema de seminário da UEPB nesta terça-feira



A implantação do Campus avançado da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no Complexo Penitenciário do Serrotão, em Campina Grande, será tema do Seminário de Educação em Prisões, que será realizado nesta terça-feira (13) e quarta-feira (14), no auditório da Biblioteca Central da UEPB, em Bodocongó. O secretário da Administração Penitenciária, Wallber Virglino, e o jornalista e escritor Fernando Gabeira estarão presentes no evento.

O seminário foi iniciado com uma apresentação cultural. Em seguida, houve a conferência de abertura, intitulada O Papel da Universidade na Educação de Pessoas Privadas de Liberdade. O diretor da Penitenciária Raymundo Asfora, Manoel Eudes Osório de Araújo, fez uma apresentação sobre como funciona o complexo prisional em Campina Grande.

De acordo com o secretário Wallber Virgolino, o evento será mais uma oportunidade para mostrar os inúmeros projetos que o Governo da Paraíba vem implantando no sistema penitenciário do Estado, sempre com o olhar na ressocialização das pessoas que cumprem pena. “Somos o primeiro Estado do país a levar a universidade para dentro dos presídios, iniciativa que repercutiu internacionalmente. Temos certeza de que, muito em breve, outros estados tomarão a mesma medida, pois somente através da educação será possível humanizar os presídios e devolver novas pessoas ao convívio social”, disse Wallber.

O diretor da Escola de Gestão Penitenciária da Paraíba, Mazukeyvics Silva – que é especialista em Direitos Humanos – também participa do Seminário, como mediador de debates. Professores da UEPB têm horários reservados para a apresentação dos projetos de extensão ligados ao sistema penitenciário.

O evento tem como público-alvo diretores de unidades prisionais, agentes penitenciários, professores e alunos da UEPB. As inscrições são efetuadas na Administração Central da Universidade, na sala 101, primeiro andar. O Seminário terá carga horária de 20 horas, com direito a Certificado de Extensão.