Fale Conosco

5 de março de 2012

Educação conclui curso para relações etnicorraciais na modalidade a distância



Aproximadamente 1,4 mil professores da rede estadual vão concluir, no dia 30 de março, o curso de “Educação para as relações etnicorraciais” na modalidade de Educação à Distância. O curso iniciado em novembro de 2011 foi o primeiro na área oferecido pelo Governo do Estado. Os concluintes estão distribuídos em 12 cidades-sede das 14 Gerências Regionais de Educação: João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Itabaiana.

De acordo com a gerente executiva do Núcleo da Educação à Distância (EAD/SEE) Verônica Fragoso, o projeto objetiva propiciar o interesse pela realização de cursos, especializações e formações que se adéquem às novas realidades e necessidades de interação tecnológica educacional, nos processos ensino-aprendizagem nas escolas da rede estadual da Paraíba.

A Educação à Distância funciona por meio de projeto elaborado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), utilizando o sistema Moodle, uma plataforma tecnológica usada em todo o mundo para a execução de cursos de educação à distância. Com ele, é possível transformar um computador conectado à internet em uma sala virtual.

O primeiro curso à distância oferecido pela SEE foi o de Novas Formas de Ensino-Aprendizagem, no ano passado, voltado para os gerentes executivos da secretaria. Os cursos de EAD são iniciados, obrigatoriamente, com um encontro presencial, em que são repassadas as orientações gerais sobre o uso da plataforma Moodle, disponível pela internet. O conteúdo a ser estudado é dividido por módulos e os textos referentes a cada tema podem ser vistos no site da SEE: www.paraiba.br.gov.br/educacao, no link da EAD postado no quadro de serviços (http://www.sec.pb.gov.br/ead).

Em cada GRE existe um tutor da EAD. Ele é responsável por fazer o acompanhamento mais de perto dos participantes do curso. Além disso, os integrantes têm acesso a laboratórios de informática, em cada regional, gratuitamente, para evitar que deixem de fazer o curso por não ter acesso à internet ou, até mesmo, que paguem pela conexão em lan houses. Mairoes informações no Núcleo da EAD/SEE por meio do telefone: 3218-4040.