Fale Conosco

8 de novembro de 2013

Educação capacita aplicadores para Prova Brasil 2013



A Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio do Programa de Avaliação (Proava) da Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEEIEF), realiza a partir deste sábado (9) até o dia 12 de novembro, a capacitação dos aplicadores e apoios de polo da Prova Brasil SAEB/2013. Neste período 856 aplicadores e 113 apoios do polo, selecionados a partir das 14 Gerências Regionais de Educação do Estado (GRE) serão capacitados para aplicação dos cadernos de teste e questionários da Prova Brasil SAEB/2013.

Na Paraíba, a Prova Brasil SAEB/2013 avaliará aproximadamente 142.407 estudantes, sendo 51.000 da 3º ano do Ensino Fundamental (EF), 42.831 do 5º ano, 44.379 do 9º ano e 4.197 da 3ª série do Ensino Médio, entre os dias 11 a 21 de novembro.

Capacitação dos coordenadores de polo - A SEE, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/Mec) e CAEd/UFJF realizaram nos dias 10 e 11 de outubro de 2013, no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa, a Capacitação dos 63 Coordenadores de Polo e de Treinamento da Prova Brasil SAEB/2013. 

Os Pólos de Apoio do SAEB/2013 estão localizados nos municípios de Alagoa Grande, Alagoa Nova, Araruna, Bayeux, Belém, Boqueirão, Caaporã, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Conceição, Conde, Cuite, Esperança, Guarabira, Gurinhem, Itabaiana, Itaporanga, Jacaraú, João Pessoa, Juazeirinho, Lagoa Seca, Mamanguape, Monteiro, Patos, Pedras de Fogo, Piancó, Picuí, Pombal, Princesa Isabel, Queimadas, Rio Tinto, Santa Luzia, Santa Rita, São Bento, São José de Piranhas, Sapé, Serra Branca, Solânea, Soledade, Sousa, Sumé, Teixeira, Uiraúna e Umbuzeiro.

ANA - Esse ano a novidade do INEP/Mec será a ANA – Avaliação Nacional de Alfabetização. A partir de 2013 o ciclo da alfabetização passa a contar com outra avaliação além da Provinha Brasil, aplicada aos alunos do 2º ano do ensino fundamental. A ANA é uma avaliação externa que será aplicada em turmas do 3º ano do ensino fundamental das escolas públicas de todo o país.

A ANA atende aos objetivos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e passa a integrar o SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica, juntamente com a Prova Brasil e a ANEB, que já avaliam o 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio. Seu objetivo é oferecer indicadores de qualidade da alfabetização, que subsidiem as políticas públicas para esse segmento da escolaridade. A aplicação da prova acontecerá de 11 a 21 de novembro de 2013, juntamente com a Prova Brasil.