Fale Conosco

13 de julho de 2011

Educação avança na construção do Plano de Ações Articuladas



A Secretaria de Estado da Educação (SEE), através da Subgerência de Planejamento, está desenvolvendo ações que objetivam avançar na construção do Plano de Ações Articuladas (PAR). Mais uma reunião com os representantes envolvidos aconteceu na sede da SEE na tarde desta quarta-feira (13). “Estamos no processo de construção desse plano que vai ser norteador para as ações a serem executadas nos próximos quatro anos”, explicou Flávio Barros, da Subgerência de Planejamento da SEE.

A equipe de construção do PAR está se reunindo desde o início do ano. “As primeiras reuniões tiveram como objetivo identificar através de um diagnóstico, o que foi planejado em 2007/2010, como foi executado, o que ainda é entrave a ser superado e assim definir quais serão as prioridades e apontar quais são as ações e subações a serem apresentadas nos anos que virão”, destacou Flávio Barros.

PAR – O Plano de Ações Articuladas 2011/2014 é um instrumento que congrega todas as ações, tanto dos estados quanto dos municípios, para a viabilização da educação em todo o Estado. “Deste plano serão extraídas ações de gestão, avaliação, formação, qualificação e também da infraestrutura”, disse Flávio Barros.

 

Participam da construção do PAR os gerentes da Secretaria da Educação, representantes das regionais de ensino, de conselhos escolares, de gestores e diretores de escolas, das escolas da zona rural, das escolas da zona urbana além de representantes da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) e de outras entidades.

 

Em breve, o instrumento será apresentado aos gerentes das regionais. “Queremos que eles dêem a sua contribuição apresentando sugestões para que possamos fazer da mesma forma que o governo faz com o orçamento democrático, acatando sugestões de todo o Estado”, finalizou Flávio Barros.