Fale Conosco

19 de maio de 2016

Educação Ambiental da Sudema encerra primeira etapa de capacitação dos profissionais de educação



sudema educacao ambiental capacita profissionais de educacao 1 270x191 - Educação Ambiental da Sudema encerra primeira etapa de capacitação dos profissionais de educaçãoCerca de 300 professores da rede  estadual de ensino  participaram da capacitação  sobre educação ambiental oferecida pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), em parceria com a  Secretaria de Estado da Educação. As atividades foram realizadas dos dias 11 a 18 de maio nascidades de Patos, Campina Grande e João Pessoa e  visou tornar os educadores  sensíveis e multiplicadores  na defesa do meio ambiente.

O superintendente da Sudema, João Vicente Machado  Sobrinho,  destacou  a qualificação. “Sabemos que a  escola é uma das principais instituições responsáveis na formação do homem, por isso, preparar os educadores é tornar as novas gerações  sensíveis, participativas e responsáveis  as questões ambientais”, ressaltou.

Taciana Wanderley Cirilo, coordenadora da Educação Ambiental da Sudema, falou sobre os trabalhos e explicou que eles  serão contínuos. “Observamos que os professores abraçaram a causa e viram a importância de se discutir com os alunos as questões referentes ao ecossistema, sustentabilidade e preservação ambiental. Nosso intuito é continuar com a ação e formar mais multiplicadores”, comentou.

Segundo a professora de Biologia, Gernecilene Silva,  a educação ambiental deve ser uma rotina nas instituições de ensino, pois torna o cidadão responsável e consciente da importância de um ecossistema equilibrado. “Todos nós somos responsáveis pela manutenção do  nosso planeta,  por isso  a importância da educação ambiental dentro das  salas de aula. O curso de extrema valia, pois nos permitiu fazer uma reflexão sobre a temática e como mostrá-la aos nosso alunos”, frisou.

Durante a solenidade de encerramento desta primeira etapa da capacitação, a equipe da educação ambiental da Sudema  propôs aos professores a elaboração de um projeto de educação ambiental na escola e apresentá-lo   na  Semana de Meio Ambiente,  dos dias 6 a 11 de junho.