João Pessoa
Feed de Notícias

Educação Ambiental da Sudema encerra primeira etapa de capacitação dos profissionais de educação

quinta-feira, 19 de maio de 2016 - 17:24 - Fotos: 

Cerca de 300 professores da rede  estadual de ensino  participaram da capacitação  sobre educação ambiental oferecida pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), em parceria com a  Secretaria de Estado da Educação. As atividades foram realizadas dos dias 11 a 18 de maio nascidades de Patos, Campina Grande e João Pessoa e  visou tornar os educadores  sensíveis e multiplicadores  na defesa do meio ambiente.

O superintendente da Sudema, João Vicente Machado  Sobrinho,  destacou  a qualificação. “Sabemos que a  escola é uma das principais instituições responsáveis na formação do homem, por isso, preparar os educadores é tornar as novas gerações  sensíveis, participativas e responsáveis  as questões ambientais”, ressaltou.

Taciana Wanderley Cirilo, coordenadora da Educação Ambiental da Sudema, falou sobre os trabalhos e explicou que eles  serão contínuos. “Observamos que os professores abraçaram a causa e viram a importância de se discutir com os alunos as questões referentes ao ecossistema, sustentabilidade e preservação ambiental. Nosso intuito é continuar com a ação e formar mais multiplicadores”, comentou.

Segundo a professora de Biologia, Gernecilene Silva,  a educação ambiental deve ser uma rotina nas instituições de ensino, pois torna o cidadão responsável e consciente da importância de um ecossistema equilibrado. “Todos nós somos responsáveis pela manutenção do  nosso planeta,  por isso  a importância da educação ambiental dentro das  salas de aula. O curso de extrema valia, pois nos permitiu fazer uma reflexão sobre a temática e como mostrá-la aos nosso alunos”, frisou.

Durante a solenidade de encerramento desta primeira etapa da capacitação, a equipe da educação ambiental da Sudema  propôs aos professores a elaboração de um projeto de educação ambiental na escola e apresentá-lo   na  Semana de Meio Ambiente,  dos dias 6 a 11 de junho.