João Pessoa
Feed de Notícias

Edson Ramalho realiza cirurgias de catarata com alta tecnologia

quarta-feira, 7 de novembro de 2012 - 17:05 - Fotos:  João Francisco/Secom-PB

O Hospital General Edson Ramalho, que está localizado em João Pessoa, está  utilizando tecnologia de última geração para a realização de cirurgia de catarata. A equipe de oftalmologistas realiza mensalmente cerca de 100 procedimentos cirúrgicos. Os pacientes atendidos pela unidade hospitalar são encaminhados pelas Unidades de Saúde da Família (USF’s) e as consultas e cirurgias são marcadas  pelo  setor de Regulação do município.

O serviço vem funcionando desde o segundo semestre deste ano com  o aparelho  Facoemulsificação, adquirido com recursos próprios no valor de R$ 102.000,00.  De acordo com a capitã e médica oftalmologista, Isabella Queiroga Evangelista, o Facoemulsificação é o que se tem mais moderno no que diz respeito a cirurgia de catarata.

Ela explica que com o uso desse equipamento a  incisão cirúrgica é mínima, chegando a  2.75 milímetros, quando em outros métodos convencionais o corte pode chegar a 10 milimetros. “ Entre  outros benefícios que o uso desse aparelho pode proporcionar para o paciente está a redução  no tempo de recuperação que evoluiu  mais rápido”, destacou a médica.

Além  do FacoEmulsificação, o hospital também está usando nos procedimentos círurgicos  de catarata, as lentes  intra-oculares dobravéis  que são utilizadas para subsitituir o cristalino que apresenta catarata. “ A cirurgia de catarata é um procedimento complexo, mas aqui no Edson Ramalho,  a direção tem investido  muito para melhorar e aprimorar ainda mais o serviço trazendo comodidade e segurança ao paciente”, destacou  Isabella Queiroga.

Além da capitã  Isabella Queiroga, a equipe médica do setor de Offtalmologia do Edson Ramalho  é formada pelos oftalmologistas, Telma Guedes,  Ana Maria Rocha e Eugênio  Dias, sendo que este último é o coordenador  do serviço.

Isabella Queiroga destacou que o Hospital Edson Ramalho é uma unidade de saúde com referência para atender pacientes para  tratamento da catarata. “ É bom deixar bem claro que esse  procedimento de catarata não elimina o uso de óculos, mas diminui o grau, podendo chegar a zero”, destacou a médica.

Depoimentos – Uma das pacientes que já foi beneficiada com o novo procedimento cirúrgico foi a aposentada  Irene Maria de Araújo, 71 anos, residente  no bairro José Américo, em João Pessoa. “ Eu enxergava pouca coisa e agora já consigo colocar uma linha agulha. Vejo coisas que antes era preciso pedir ajuda de outras pessoas e isso para mim é maravilhoso, foi um sonho realizado de  voltar a ver tudo direitinho”, comemorou.

Quem também fez a cirurgia de catarata utilizando a nova tecnologia  foi a  aposentada  Ailda Dantas de  Freitas, 73 anos, que mora no município de Jericó, na região de Catolé do Rocha. “Já estou praticamente  enxergando tudo normalmente, coisa que não acontecia antes. Estou muito feliz em ter  a minha visão de volta e espero voltar a enxergar sem a necessidade de usar óculos”, disse.

Sobre a doença – A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino e que começa a aparecer geralmente a partir dos 55 anos de idade.  O cristalino é a lente que temos dentro do olho. Quando ela fica opaca, causa diminuição da visão, e não melhora mesmo com o uso de óculos. O tratamento da catarata quando a visão não melhora de modo satisfatório com a correção dos óculos é sempre cirúrgico.