João Pessoa
Feed de Notícias

Edson Ramalho avalia serviços prestados aos neonatos e amplia número de leitos em 133%

sexta-feira, 20 de abril de 2012 - 16:54 - Fotos: 

Foto: José Lins/Secom-PB

O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) está promovendo ações que visam à melhoria do atendimento aos recém-nascidos e já aumentou em 133% o número de leitos para neonatos. Para analisar a evolução dos serviços prestados às mães e bebês, profissionais de saúde ligados à área se reuniram nesta sexta-feira (20) no 3º Simpósio de Neonatologia do Hospital.

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do hospital possui seis leitos e mais quatro estão sendo credenciados pelo Ministério da Saúde. Além desses, os quatro novos leitos da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), inaugurada no último dia 9, também está credenciando quatro leitos.

“Estamos aguardando apenas a publicação no Diário Oficial da União sobre o credenciamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) dos novos leitos criados”, destacou o diretor geral, coronel Thaelman Dias de Queiroz, durante pronunciamento no simpósio, o qual também fez alusão ao aniversário de dois anos de funcionamento da Unidade Neonatal, que atende, em média, 15 bebês por mês.

Durante o evento, foram discutidos temas como a política nacional de humanização; os aspectos éticos na UTI; o bebê com Síndrome de Down; violência e DST; dependência química; gestante adolescente; recém-nascidos polimalformados; novas diretrizes em reanimação neonatal e transporte neonatal; estimulação neurosensorial; perfil fonoaudiológico na UTI; método de pesagem e banho na UTI Neonatal; a família na unidade Neonatal do acolhimento à alta e o cateter PICC.

“A proposta foi de discutir o cuidado humanizado. Tivemos a parte científica e também a parte de exposição dos projetos desenvolvidos no hospital, como a musicoterapia, a terapia em redinhas e ofurô”, comentou a tenente Vanusa Nascimento Sabino Neves.

A tenente Vanusa, juntamente com o coronel Thaelman Dias de Queiroz e a médica Maria das Neves Batista Chianca, representaram o HPMGER no ‘Programa de Desenvolvimento Organizacional e de Apoio à Gestão e Assistência em Ênfase em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica’ promovido pelo Hospital Samaritano de São Paulo. O hospital paraibano foi um dos 12 selecionados pela instituição paulista para participar do programa nos últimos dias 17 e 18, em Brasília (DF).