João Pessoa
Feed de Notícias

Editora da UEPB lançará livro sobre gêneros e práticas culturais

sexta-feira, 21 de maio de 2010 - 09:46 - Fotos: 
O lançamento acontecerá durante um evento alusivo ao Dia do Assistente Social, promovido pelo Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba e Departamento de Serviço Social da UEPB.
 
O livro é organizado pela integrante do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e coordenadora do Grupo “Flor e Flor Estudos de Gênero” da UEPB, professora Idalina Maria Freitas Lima Santiago e pelos professores que compõem o Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, Charliton José dos Santos Machado e Maria Lúcia da Silva Nunes, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
 
A coletânea reúne escritos de nível nacional, com a participação de professores provenientes de grupos de pesquisas da UEPB, UFPB e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ela ainda promove um intercâmbio entre temas alusivos à problemática de gênero e as categorias geração, raça, etnia, classe e sexualidade, abrindo espaço interdisciplinar para a diversidade de opiniões, práticas e saberes sobre gênero, educação, ciências sociais e articulação com os movimentos sociais.
 
De acordo com a professora Idalina Santiago, a idéia para a publicação do livro surgiu quando da constituição do 1º Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais, realizado em 2007, em João Pessoa (PB), no qual foi discutido o tema “Desafios históricos e saberes interdisciplinares”. “Selecionamos os professores com maior destaque no país e os textos mais relevantes, discutidos nas palestras, para que compusessem o livro”, explicou.
 
A iniciativa já dá sinais de que os trabalhos em gênero e práticas culturais não se encerrarão por aí. “Em 2009 realizamos o segundo Seminário e também pretendemos fazer uma coletânea a partir do que foi tratado de maneira mais proeminente nas mesas redondas e conferências”, planejou a professora Idalina, que considerou relevante o fato desta obra não ser uma produção endógena da UEPB.
 
“É importante que os livros publicados pela EDUEPB atinjam universidades de outros estados, através de trabalhos interdisciplinares entre as instituições”, finalizou. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones: (83) 3315-3381 e 3315-3452.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB