Fale Conosco

2 de fevereiro de 2013

Edição especial marca 120 anos de atuação do jornal A União



O Jornal A União completa 120 anos de circulação neste sábado (2). Para marcar a data, uma edição especial, com 72 páginas, resgata a trajetória do jornal e um pouco da história da Paraíba.“A União surgiu praticamente com a República. Ela nasceu naquele momento, então A União tem muita história para contar, o jornal acompanhou todo o processo republicano e democrático da Paraíba”, declarou o superintendente, Fernando Moura.

O jornalista Fernando Moura adiantou que, até fevereiro de 2014, A União produzirá uma série de atividades com lançamentos de livros, exposições, entre outras ações alusivas aos 120 anos do jornal.

Recentemente, o governador Ricardo Coutinho visitou a sede do jornal e anunciou investimentos de R$ 1,5 milhão para a modernização do parque gráfico e de R$ 30 mil para a digitalização do acervo. Ele também lançou o edital para o concurso da logomarca alusiva aos 120 anos de fundação de A União.

História – Fundada em 2 de fevereiro de 1893, no governo de Álvaro Lopes Machado, A União é o terceiro jornal mais antigo em circulação no Brasil. É um referencial histórico que, ao longo desses anos, ficou conhecido como escola do jornalismo paraibano. No passado, escreveram em suas páginas nomes como Augusto dos Anjos, Orris Soares, Gama e Melo, José Lins do Rego e José Américo de Almeida. Inúmeros jornalistas que passaram por sua redação ocuparam ou ocupam redações de outros jornais da Paraíba e do Brasil.

Os primeiros redatores da ‘União’ foram Gama e Melo (que mais tarde governou o Estado), Joaquim Moreira Lima, Ivo Magno Borges da Fonseca, José Ferreira de Novais Senior, Diogo Velho Sobrinho, Antonio Balthar, João Machado da Silva, Dias Pinto e João Leopoldino Loureiro.