Serviço de Informação ao Cidadão

Digite no campo abaixo um critério para sua busca.

EMPASA  O que é a Empasa?

A Empasa é constituída pela fusão de CIDAGRO/CEASA/CIDHOT, através da Lei Estadual nº 5.398, de 15 de maio/1991, sendo pública de direito privado, patrimônio próprio, regida por estatuto interno e pelas disposições legais regulamentares que lhe forem aplicáveis, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP). Promove as tecnologias nos processos de manipulação, reunião, comunicação e comercialização de gêneros alimentícios, além de produtos e serviços de apoio ao abastecimento, em benefício de produtores, distribuidores e consumidores. Suas dependências estão abertas ao público em geral para comercialização de segunda a sábado, no período da manhã, a partir das 6h.

EMPASA  Quais os objetivos da Empasa?

Programar, executar e fiscalizar a política global de abastecimento de gêneros alimentícios, com vistas ao desenvolvimento das atividades de produção e consumo, além de operar na melhoria da infra-estrutura da produção agrícola, competindo-se, ainda: • Contribuir para regularização da oferta de hortigranjeiros; • Atuar na área de comercialização d/os principais produtos agrícolas, visando a estabilização dos preços e estoques; • Executar as atividades de engenharia rural, com vistas a fortalecer a infra-estrutura das propriedades para melhor convivência com os efeitos da seca; • Promover a expansão das atividades de piscicultura extensiva e intensiva em açudes públicos e privados.

EMPASA  Como fico sabendo os preços dos produtos comercializados nos mercados?

No site da Empasa tem um link que aparece a cotação dos preços atualizados diariamente.

EMPASA  Qual o horário de funcionamento da Empasa?

A comercialização dos produtos é mais intensa entre 4h e 12h, de segunda a sábado

EMPASA  O que é preciso para ser um permissionário?

Haver a disponibilização de espaço na área da Empasa e a documentação é a seguinte: Identidade, CPF, comprovante de residência, e preencher um requerimento junto à diretoria, além de uma taxa mensal. Firmando um contrato permissional.

EMPASA  Qualquer pessoa pode fazer compras na Empasa?

Sim. A Empasa é aberta à população em geral.

EMPASA  No estado da Paraíba existe outro entreposto da Empasa?

Sim. Existem mais dois: em Campina Grande - Rua Doutor Vasconcelos - Bairro Alto Branco e Patos - Rua Projetada 18 - Bairro Jardim Magnólia.

EMPASA  Precisa pagar para estacional na área de estacionamento das centrais de abastecimento da Empasa?

Não. Os estacionamentos do três entrepostos da Empasa são gratuítos.

EMPASA  Como são os preços praticados na Empasa em relação aos supermercados?

Por não haver ação de atravessador, a comercialização é realizada nos valores bem abaixo dos praticados por outros setores de mercados.

EMPASA  Existe estágio para universitários?

Sim. Mas antes de procurar a Empasa, o estudante deve saber se sua instituição de ensino tem convênio com a central de abastecimento.

EMPASA  A Empasa tem algum trabalho na área de piscicultura?

O Governo do Estado, por meio do Programa Estadual de Peixamento da Empasa e Secretaria da Agricultura distribui, por ano, 5 milhões de alevinos em mais de 1500 reservatórios públicos e privados de 223 municípios da Paraíba. O objetivo é estruturar toda a cadeia produtiva do pescado e incentivar, prioritariamente, a criação de tilápia em tanques-rede.

EMPASA  Como se desenvolve o programa de piscicultura?

O Programa Estadual de Piscicultura constitui-se como um importante projeto para a geração de emprego e renda no campo. Beneficia tanto a área econômica como a social. A produção de pescado na Paraíba por ano é de 3 mil toneladas, que atende ao mercado interno e externo, onde o excedente é comercializado para os estados nordestinos. Principalmente, para os pequenos e médios produtores. Além de atender famílias de baixa renda, que moram em áreas próximas aos grandes mananciais do estado.

EMPASA  Onde fica a Estação de Piscicultura da Empasa?

A Empasa tem Estação de Piscicultura em Itaporanga e berçários de alevinos nos municípios de Riachão de Araruna, Patos, Sousa e Santa Luzia.

EMPASA  O que é preciso para receber alevinos produzidos pela Empasa?

O produtor rural que tiver um reservatório de grande, médio ou mesmo de pequeno porte em suas terras deve produrar uma unidade da empresa e preencher um cadastro. Em seguida o técnico da empresa vai ao local e constantando a verassidade e potencialidade do reservatório marca o peixamento do local.

EMPASA  O que é o Programa de Segurança Alimentar?

A Empasa tem uma equipe de trabalho no programa Segurança Alimentar e Nutricional (SANE), que se destina à preparação de sopas e baião de dois (rubacão) direcionados às famílias carentes. O programa tem como objetivo combater o desperdício dos produtos não comercializados nas Centrais de Abastecimentos, utilizando-os na elaboração de cardápios com alto valor nutritivo, por meio de uma política de Segurança Alimentar e Nutricional e de inclusão social.

EMPASA  O que é preciso para fazer parte do programa SANE?

Atualmente cerca de 200 famílias carentes são atendidas só em João Pessoa. Para participar as famílias fazem um cadastro sócio econômico, onde respondem questões como número de pessoas na família, situação delas no mercado de trabalho, escolaridade e se estão inseridas em outros programas sociais.

EMPASA  Em outras cidades também têm o programa SANE?

Campina Grande e a cidade de Patos vão se integrar ao programa para intensificar as atividades da área social em suas regiões.