João Pessoa
Feed de Notícias

É o que revela balanço feito pela AESA nas diferentes regiões paraibanas

quinta-feira, 10 de junho de 2010 - 15:16 - Fotos: 

Um balanço preliminar elaborado pelos meteorologistas da Agência Executiva de Águas do Estado da Paraíba (AESA), englobando todas as regiões do Estado, apontou que as chuvas ocorridas durante os cinco primeiros meses do ano ficaram abaixo do seu valor climatológico esperado.

A situação é coerente com a previsão climática elaborada em dezembro de 2009, que evidenciava a presença do fenômeno meteorológico ‘El Niño’ interferindo negativamente na distribuição das chuvas sobre o Estado da Paraíba neste ano de 2010.

As regiões do Litoral, Alto Sertão e Brejo foram as que apresentaram, em média, os maiores déficits pluviométricos e com desvios negativos de 45,5%, 43,5% e 42,2%, respectivamente. No Agreste e Sertão, as chuvas ficaram em torno de 30% abaixo da média histórica. Já a região do Cariri/Curimataú se destacou como a menos deficitária. 

Isso decorre de que muito embora as chuvas tenham sido bastante irregulares na região, tanto na forma espacial como temporal, houve registros de eventos de intensidade moderada a forte em alguns períodos.

 

Milena Feitosa, da Assessoria de Imprensa da AESA